O número de mortos nas enchentes e deslizamentos de terra na ilha de Sumatra, na Indonésia, aumentou para 303, disse o chefe da agência de mitigação de desastres do país neste sábado (29). A última atualização era de 174 mortos.
Indonésia, Malásia e Tailândia foram atingidas por ciclones e chuvas torrenciais durante uma semana, com uma rara tempestade tropical no Estreito de Malaca.
Pelo menos 279 pessoas ainda estão desaparecidas na Indonésia. Cerca de 80 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e centenas continuam ilhadas nas três províncias da ilha de Sumatra, disse o chefe da agência de desastres.
As equipes de resgate utilizaram helicópteros para entregar ajuda e para logística na parte norte da ilha, que foi a mais atingida, com estradas bloqueadas e infraestruturas de comunicações destruídas por deslizamentos de terra.
“Estamos tentando abrir a rota de North Tapanuli a Sibolga (na província de Sumatra do Norte), que está bloqueada pelo terceiro dia”, disse o chefe da agência.
Ele acrescentou que pessoas estavam ficaram presas em um trecho bloqueado da estrada e precisavam de suprimentos. A presença militar será reforçada no domingo (30) para ajudar nos esforços de socorro, disse ele.
Do outro lado do Estreito de Malaca, na Tailândia, o número de mortos devido às inundações na parte sul do país aumentou para 162, disse o porta-voz do governo Siripong Angkasakulkiat neste sábado, acima do número anterior de 145.
