Um dos postulantes ao título da Fórmula 1, Oscar Piastri não disputará o 1º treino livre em Abu Dhabi nesta sexta-feira (5/12), última etapa do campeonato nesta temporada. O australiano dará lugar ao mexicano Pato O’Ward, que pilota pela McLaren na IndyCar Series.



Pato O’Ward estará no lugar de Piastri no TL1 de Abu Dhabi.
David Davies/PA Images via Getty Images
Oscar Piastri é o terceiro colocado da temporada da Fórmula 1
Clive Mason/Getty Images
Piastri está na disputa pelo título mundial
Clive Rose/Getty Images
A escalação de O’Ward para o cockpit da McLaren no circuito de Yas Marina acontece pois a equipe precisa cumprir a exigência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Todas as montadoras precisam colocar um estreante no primeiro treino livre em pelo menos duas etapas em cada um dos dois carros.
Lando Norris não pilotou no TL1 da Áustria e do México por conta dessa regra, assim como Oscar Piastri ficou de fora do treino na Itália.
A troca de Piastri por O’Ward acontece em um fim de semana crucial para o australiano. Ele chega à Abu Dhabi na 3ª posição do campeonato, com 392 pontos, quatro atrás de Max Verstappen e 16 do líder, Lando Norris. Mesmo distante, ainda pode ser campeão, mas depende de uma combinação específica de resultados.
Leia também
-
F1: relembre anos que terminaram com três pilotos na briga pelo título
-
F1: candidato ao título fica fora do 1° treino livre em Abu Dhabi
-
McLaren pode levar título da F1 após 17 anos. Relembre conquista
Com a decisão do Mundial em jogo, perder o primeiro treino traz um risco extra para Piastri. O piloto inicia o fim de semana com menos tempo de pista, o que pode complicar sua preparação para o treino de classificação, crucial para o desempenho na corrida de domingo (7/12).
Fonte: Metrópoles

