Mortalidade infantil aumentará pela 1ª vez neste século, diz relatório

Pela primeira vez em 25 anos, a mortalidade infantil deve registrar aumento, segundo dados do relatório Goalkeepers, da Fundação Gates, divulgado nesta quinta-feira (4/12). Estima-se que cerca de 200 mil crianças a mais provavelmente morrerão em 2025 antes de completarem 5 anos de idade, em comparação com 2024.

O número de mortes infantis estava em queda, diminuindo quase pela metade desde 2000, mas esse cenário mudou em decorrência dos cortes na ajuda internacional, afirmou a Fundação Gates. O novo relatório foi produzido em parceria com o Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde (IHME) da Universidade de Washington.

“Durante décadas, o mundo fez progressos constantes em salvar vidas de crianças. Mas agora, à medida que os desafios aumentam, esse progresso está se revertendo”, disse Bill Gates, presidente da fundação, no relatório Goalkeepers.

Estima-se que 4,6 milhões de crianças morreram antes de completarem 5 anos em 2024. Até o final de 2025, a previsão é de que o número salte para 4,8 milhões.

Leia também

A assistência global ao desenvolvimento na saúde caiu aproximadamente 27% em comparação com 2024. A queda começou no início do ano, com os cortes feitos pelo governo de Donald Trump nos Estados Unidos e, posteriormente, em países como Alemanha e no Reino Unido.

Outros problemas também contribuíram para o aumento da mortalidade infantil, como a dívida pública e a fragilidade dos sistemas de saúde.

O relatório alerta que, se os cortes no investimento não forem revertidos, isso poderá significar entre 12 e 16 milhões de mortes infantis a mais até 2045.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Casa do ator Mário Gomes é invadida por criminosos: “Levaram tudo”

O ator Mário Gomes foi vítima de um assalto na madrugada desta sexta-feira (5/12) em sua casa na Barrinha, Zona Oeste do Rio de...

Brasil vence Espanha e garante vaga na final do Mundial Feminino de Futsal

A Seleção está na final da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal. Nesta sexta-feira (5), Amandinha e Ana Luíza comandaram a equipe brasileira na...

Família bate recorde ao montar 621 árvores de natal em casa na Alemanha

Uma casa em Rinteln, no estado da Baixa Saxônia, no noroeste da Alemanha, esconde uma alegre e vibrante surpresa natalina atrás de suas paredes. A...