UE não quer competição em uma área como a da agricultura, diz Ingo Plöger

As salvaguardas criadas pela União Europeia no acordo com o Mercosul revelam a resistência do bloco europeu em abrir seu mercado para a competição em áreas consideradas sensíveis, especialmente no setor da agricultura. A análise foi feita por Ingo Plöger, presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), durante participação no WW.

“É evidente que é um tema de competitividade direta. No momento que você interfere em preços, você está interferindo na competição de mercado. Então, a União Europeia não quer abrir uma competição nessas áreas sensíveis”, afirma.

O presidente da Abag destaca que a principal frustração para o Brasil não está apenas nas salvaguardas em si, mas na percepção de que a União Europeia não está considerando o acordo em uma perspectiva de médio e longo prazo.

Plöger aponta que essa resistência vem especificamente da França, que agora busca atrair outros países europeus para sua posição. “Quando a França entra com esse tema, ela traz consigo também a Polônia. E agora quer induzir a Itália a acompanhá-la. Se a Itália acompanhar esse momento, o acordo não vai sair nesta quinta-feira (18)”, alerta.

Para o especialista, existe um potencial desperdiçado nas relações entre os blocos. “Nós temos uma pauta fenomenal, se você pensar em novos elementos como a SAF, que é o combustível para aviões sustentáveis, ou os marítimos, que são pautas muito interessantes, além de projetos em conjunto na área da mobilidade”, exemplifica.

O presidente da Abag enfatiza que o problema maior está na dimensão geopolítica e na falta de visão estratégica da União Europeia sobre o potencial da parceria com o Mercosul. “Isso não entra na cabeça dos franceses. Os outros veem esse potencial”, conclui.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Angiologista explica por que mãos e pés gelados podem indicar doenças

Sentir as mãos e os pés gelados de vez em quando é normal, principalmente em dias frios ou depois de um susto. O problema...

Harvard cita 8 hábitos para envelhecer de forma saudável. Veja lista

Por muito tempo, o envelhecimento foi associado à fragilidade, como se o processo de passar dos anos é que fosse responsável pela maioria dos...

Câmara aprova corte benefícios tributários e aumento de taxação de bets

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (17), o  projeto que promove o corte de cerca de 10% nos benefícios tributários. A...