Preço do azeite cai pelo 10º mês consecutivo em novembro nos supermercados

O preço do azeite recuou em 0,37% em novembro, marcando o décimo mês seguido de queda, segundo o IPS (Índice de Preços dos Supermercados), calculado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O dado adiantado com exclusividade ao CNN Money mostra que, no acumulado de 2025, a queda chega a 22,69%.

Nos últimos dois anos, o preço do azeite é um dos que mais vinha pressionando o bolso do consumidor. Mudanças climáticas afetam as colheitas locais e a produção mundial de azeitona, afetando a fabricação e os valores do óleo.

A tendência de queda que se deveu em função da retomada da produção europeia e da isenção da alíquota de 9% sobre a importação do produto, segundo Felipe Queiroz, economista-chefe da Apas.

Em março, em meio a uma alta generalizada nos preços dos alimentos, o governo federal isentou as tarifas sobre uma série de produtos para controlar a inflação.

Segundo o economista, a redução dos preços do azeite tem colaborado para aliviar a pressão inflacionária no grupo de óleos como um todo.

Em novembro, o grupo registrou alta de 2,63%, mas acumula queda de 4,23% no acumulado do ano e redução de 1,01% em 12 meses.

Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa, aos 73 anos

O vereador de João Pessoa e ex-deputado estadual Edmilson Soares (Podemos) morreu neste domingo (21), aos 73 anos. Ele enfrentava câncer há anos, segundo...

“O Agente Secreto” lança novo pôster durante corrida para o Oscar

O novo pôster divulgado na última sexta-feira (19) para o filme “O Agente Secreto“ traz ainda mais referências brasileiras para a trama que vem...

Alexandre Nero muda o visual e brinca: “Nevado bastante”

O ator Alexandre Nero, 55, publicou no Instagram neste sábado (20) fotos do novo visual que adotou para os cabelos. “Por aqui tem nevado bastante”,...