Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos dos estados e do DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (23) a concessão de porte de arma de fogo aos policiais legislativos das Assembleias Legislativas dos Estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O chefe do Executivo vetou trechos do texto que dispensavam a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica para a concessão do porte de armas de fogo para o grupo.

Na avaliação do Poder Executivo, os vetos foram necessários por representarem uma flexibilização significativa do sistema normativo e a retirada de garantias essenciais para o manuseio seguro de armas de fogo, com risco à política nacional de controle de armas e à segurança pública.

Segundo o presidente, as medidas configurariam, ainda, violação da Constituição, que consagra a segurança como direito social.

O projeto de lei foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara em caráter conclusivo em outubro. O texto altera o estatuto do desarmamento de 2003.

Atualmente, o estatuto já autoriza o porte de arma aos policiais legislativos da Câmara e do Senado. Com as mudanças, essa regra será estendida a todos os policiais legislativos do país.

Kansas City Chiefs anuncia mudança de estádio na NFL

O Kansas City Chiefs terá um novo estádio para sediar os jogos da NFL. Depois de 50 anos mandando os jogos no Arrowhead Stadium,...

CBF divulga seleção da Copa do Brasil com maioria do Corinthians; veja

Com predominância de jogadores do Corinthians, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a seleção da Copa do Brasil. A entidade elegeu os 11...

Irmã de Messi é vítima de grave acidente de carro nos Estados Unidos

Maria Sol Messi, irmã do craque Lionel Messi, foi vítima de um grave acidente de carro em Miami, nos Estados Unidos, após um mal...