Sem apoio dos EUA, Ucrânia não pode vencer a guerra, afirma Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (29) que a continuidade do apoio dos Estados Unidos à Ucrânia é vital na luta contra a invasão russa, enfatizando que “não podemos vencer” sem essa ajuda.

Questionado, em uma entrevista televisionada, se acredita que a Ucrânia poderia vencer ou encerrar a guerra contra a Rússia sem a assistência contínua dos EUA, Zelensky respondeu de forma direta: “Não”. Ele sugeriu que haveria uma queda no moral das forças militares sem o apoio americano e observou que a Rússia vem utilizando “centenas e milhares de drones e mísseis” para atacar alvos em território ucraniano.

“Sem o apoio americano, não conseguimos defender o céu. Mesmo agora, isso já é muito difícil. Mas o apoio dos Estados Unidos com mísseis para defesa aérea é realmente muito útil”, disse Zelensky em entrevista à Fox News.

No campo de batalha, acrescentou Zelensky, a Ucrânia utiliza armas e munições de artilharia compradas dos Estados Unidos. “Sem isso, não podemos vencer”, afirmou.

Selic: taxa de juros fecha 2025 no maior valor dos últimos 20 anos

O ano de 2025 chega ao fim com a maior taxa básica de juros da economia, a Selic, em quase 20 anos. O patamar...

Caso Master: PF colhe depoimentos nesta terça e pode rever acareação

Os depoimentos de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master; Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB; e Ailton de Aquino, um dos diretores do Banco...

Caso Master: Ministro do STF pode ser afastado? Especialista explica

O debate sobre a possibilidade de afastamento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou destaque após as recentes denúncias envolvendo o caso do...