China está minando a ordem internacional com exercício militar, diz Taiwan

Taiwan acusou a China de “minar continuamente a ordem internacional” depois que o país asiático lançou foguetes em direção à ilha nesta terça-feira (30) e mobilizou novos navios de assalto anfíbio, juntamente com bombardeiros e navios de guerra.

Essas operações fazem parte do segundo dia dos maiores exercícios militares simulados da China na região, com o objetivo de ensaiar um bloqueio a Taiwan.

Em uma coletiva de imprensa, Jean Y.J. Chen, vice-diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, reafirmou o compromisso em trabalhar com nações que compartilham os mesmos valores, incluindo os Estados Unidos, o Japão, a União Europeia e o G7.

O governo taiwanês busca promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento, enfatizando a importância de uma comunicação forte e fluida com esses parceiros.

Denominados “Missão Justiça 2025”, os exercícios chineses começaram 11 dias depois que os EUA anunciaram um pacote recorde de US$ 11,1 bilhões em armas para Taiwan e são os maiores exercícios realizados até o momento em termos de abrangência total e proximidade com a ilha.

O Ministério da Defesa de Taiwan confirmou que exercícios com munição real ocorreram ao norte na manhã desta terça-feira e que detritos entraram em sua zona contígua, definida como 24 milhas náuticas da costa.

Entenda a atual crise entre Japão e China após falas sobre Taiwan

Mãe de Virginia publica reflexão após término de Zé Felipe e Ana Castela

Mãe de Virginia Fonseca, Margareth Serrão publicou uma reflexão nas redes sociais após o anúncio do término entre o ex-genro, o cantor Zé Felipe,...

Meta compra startup Manus para impulsionar IA avançada

A Meta anunciou na segunda-feira (29) que irá adquirir a startup de inteligência artificial Manus, à medida que a gigante tecnológica acelera os esforços...

Nove pessoas morreram por conta das fortes chuvas em dezembro em SP

Ao menos nove pessoas morreram por conta de fortes chuvas em dezembro no estado de São Paulo. O número foi contabilizado desde o início...