Com a virada do ano chegando, a CNN Brasil fez um levantamento na plataforma Google Trends para revelar as superstições populares mais buscadas na web, e que continuam atravessando gerações.
As tradições que continuam repercutindo nesta época envolvem hábitos, vestimenta e refeições específicas como, por exemplo, usar roupa branca na virada, comer 12 uvas e pular sete ondas na praia.
Os termos buscados no levantamento de comparação foram “roupa branca no ano novo”, “pular sete ondas”, “comer lentilha”, “comer 12 uvas” e “dinheiro na carteira”. O gráfico dos últimos 30 dias mostra que a movimentação das pesquisas começou no dia 15 de dezembro deste mês.
A busca que mais cresceu desde então foi a superstição de “comer 12 uvas”. Diz a lenda que quem comer doze uvas à meia-noite, a cada badalada da virada, terá doze meses de felicidade e prosperidade.
Em seguida, a tradição de “comer lentilha” foi a mais buscada. O alimento é associado à prosperidade e à fartura. A superstição “dinheiro na carteira” aparece em terceiro lugar nas buscas. O ritual de não começar o ano novo com a carteira vazia é comum para atrair estabilidade financeira.
Veja o gráfico das superstições mais buscadas:

A plataforma também mostra o gráfico de interesse pelas superstições de acordo com as sub-regiões do Brasil. Na maioria dos estados como, por exemplo, Bahia, Paraíba, Maranhão, Goiás e Rio de Janeiro, a tradição de colocar “dinheiro na carteira” foi a mais pesquisada.
Embora seja um costume comum para quem passa na praia, o hábito de “pular sete ondas” não foi muito pesquisado. Isso pode ser explicado pelo fato do interior do país ter consideravelmente mais cidades comparado com a faixa litorânea do país.
Veja o gráfico com interesse por sub-região:

Descubra qual é a melhor cor para usar na virada de ano
