Trump e Petro teriam conversado por telefone, diz mídia local

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, tiveram uma conversa telefônica na tarde de quarta-feira (7), de acordo com uma fonte presidencial e a mídia local.

Esta é a primeira ligação entre os dois presidentes desde que Trump afirmou, no domingo (4), que uma operação militar dos EUA focada no governo da Colômbia “soaria bem” para ele.

Os detalhes da conversa não foram imediatamente revelados, mas a fonte dentro do gabinete de Petro afirmou que a ligação foi “cordial” e “respeitosa”.

Críticas à ação dos EUA na Venezuela

Gustavo Petro condenou as ameaças de Trump de uma operação militar na Colômbia por meio de um comunicado oficial em que o governo colombiano afirmou que as declarações do presidente americano desrespeitavam os princípios fundamentais das relações entre os Estados soberanos e configuravam interferência indevida nos assuntos internos do país.

Durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU na segunda-feira (5), a embaixadora da Colômbia na ONU, Leonor Zalabata, disse que “não havia justificativa” para a ação do governo americano na Venezuela.

“[…] Isso representa uma evidente violação da soberania, independência política e a integridade territorial da Venezuela. Não nenhuma justificativas, em nenhuma circunstância, para o uso unilateral da força, para cometer um ato de agressão […]”, disse Zalabata se referindo à ação americana.

Na terça (6), o governo colombiano enviou uma nota de repúdio aos Estados Unidos pelas ameaças de Trump a Gustavo Petro.

Já o líder colombiano convocou protestos nacionais em defesa da soberania no país.

“Toda ajuda é importante”, diz governador do Maranhão sobre busca de irmãos

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, afirmou que o estado conta com o apoio do Exército Brasileiro e do Batalhão Ambiental nas buscas pelos...

Autoridades repercutem saída de Lewandowski; veja

A saída do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski foi oficializada em uma edição extra do DOU (Diário Oficial da União) na...

João Fonseca desiste do ATP 250 de Adelaide; saiba o motivo

Após terminar 2025 como 24º do mundo, João Fonseca adiou novamente a estreia na temporada de 2026. Depois de desistir do ATP 250 de Brisbane...