Governo de SP reforça campanha de vacinação contra sarampo e febre amarela

A campanha de vacinação contra o sarampo e a febre amarela em São Paulo começa a partir da próxima semana. Segundo o governo do estado, a ação da Secretaria de Saúde ocorre durante todo o mês de janeiro. 

Durante os dias 12 e 16 deste mês, a mobilização acontece em estações de metrô e shopping centers; já do dia 19 ao 23, ela ocorre junto a taxistas e profissionais do turismo. Em 24 de janeiro será reforçada com o “Dia D” de vacinação.

O governo reforça que adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema incompleto contra o sarampo devem iniciar ou completar a vacinação. Para a febre amarela, o reforço é com foco em meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de pessoas que vivem ou circulam por áreas com registro de transmissão da doença.

Segundo o órgão, no ano passado, o estado de São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Já em relação à febre amarela, em 2025 foram confirmados 57 casos no estado, com 34 mortes.

Quem deve se vacinar contra sarampo?

  • Crianças: a administração da primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses;
  • Pessoas de 5 até 29 anos: devem tomar duas doses da vacina com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses;
  • Pessoas de 30 a 59 anos: devem tomar uma dose da vacina;
  • Trabalhadores da saúde: devem receber duas doses de tríplice viral, a depender da situação vacinal encontrada, independentemente da idade.

Quem deve se vacinar contra febre amarela?

  • Crianças: uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos 4 anos;
  • Pessoas que receberam apenas uma dose antes dos 5 anos: devem tomar uma dose de reforço;
  • Pessoas de 5 a 59 anos (não vacinadas): devem receber uma dose única.

Sintomas do sarampo e febre amarela:

Os sintomas do sarampo incluem: exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sinais: tosse seca; irritação nos olhos (conjuntivite); nariz escorrendo ou entupido.

Já para identificar os sintomas da febre amarela o governo alerta para início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores musculares; dores no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza.

*Sob supervisão de AR.

 

 

 

Morre Manoel Carlos, autor das famosas “Helenas” de novelas da Globo

Morre Manoel Carlos, neste sábado (10), aos 92 anos. Natural de São Paulo, ele vivia na zona sul do Rio de Janeiro. “É com profundo...

Bessent: EUA podem retirar mais sanções contra Venezuela na próxima semana

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse à agência Reuters que sanções adicionais dos EUA contra a Venezuela podem ser suspensas já...

Portuguesa x Palmeiras: escalações e onde assistir ao jogo do Paulistão

O Campeonato Paulista inicia neste sábado com o confronto entre Portuguesa e Palmeiras, válido pela primeira rodada da competição. A bola rola às 20h30...