Autoridades repercutem saída de Lewandowski; veja

A saída do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski foi oficializada em uma edição extra do DOU (Diário Oficial da União) na última sexta-feira (9). A partir dessa formalização, autoridades políticas foram às redes sociais prestar homenagens e agradecer o até então ministro.

Foi o próprio Lewandowski que pediu ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para deixar a pasta. Em uma carta endereçada ao chefe do Executivo, ele agradece pela confiança e explica que precisa cuidar da sua família, em especial os netos.

Veja o que disseram as autoridades:

  • Gilmar Mendes, ministro do STF

Para o ministro da Suprema Corte, a gestão de Lewandowski foi marcada pelo “fortalecimento do enfrentamento ao crime organizado, ancorado em planejamento, inteligência policial e cooperação entre instituições”.

“Registro meu reconhecimento ao ministro Ricardo Lewandowski pelos relevantes serviços prestados ao país”, escreveu.

  • Jorge Messias, advogado-geral da União

O advogado-geral da União destacou o que chamou de “um compromisso inabalável com a ética, a transparência e a defesa dos direitos fundamentais”, por parte do ex-ministro.

“Como seu discípulo e admirador, agradeço pela inspiração e modelo de integridade, sempre colocando o interesse público em primeiro lugar”, concluiu.

Análise: Ameaças de Trump à Groenlândia colocam Otan em situação de risco

Para a Europa, o retorno de Donald Trump à Casa Branca tem sido uma fogueira de certezas. A ameaça de sua administração de anexar...

Lula acumula 15 trocas ministeriais e mais saídas são esperadas em 2026

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou 2026 com a sua 15ª troca ministerial após o pedido de demissão de...

Vendas de verão: veja dicas para pequenos negócios aproveitarem a temporada

O verão é um período decisivo para muitos empreendedores que atuam de forma sazonal e concentram, em poucos meses, a renda que sustenta o...