Operação mira esquema de roubo e revenda de canetas emagrecedoras na Bahia

Um esquema de furtos, roubos e revenda de canetas emagrecedoras é alvo da segunda fase da Operação Mirakel, realizada na manhã desta quarta-feira (14), pelas polícias civil, militar e técnica, em Salvador (BA). De acordo com as forças de segurança, a ação tem como foco principal os receptadores dos medicamentos e busca aprofundar as investigações sobre a atuação do grupo criminoso.

Segundo informações da SSP-BA (Secretaria da Segurança Pública da Bahia), as investigações indicam que o grupo atuava de forma estruturada, com divisão de funções que ia desde a execução de furtos e roubos em farmácias até a receptação e a comercialização das canetas emagrecedoras, medicamentos de alto valor no mercado.

A operação teve a primeira fase deflagrada em junho do ano passado. Naquela etapa, conforme informações da PCBA (Polícia Civil da Bahia), duas lideranças do esquema foram presas. Um dos alvos era responsável por cooptar adolescentes e coordenar os ataques aos estabelecimentos comerciais, enquanto o outro atuava diretamente na execução dos roubos dos medicamentos.

Ainda de acordo com a polícia, durante as diligências da primeira fase foram apreendidos uma bag de entrega por aplicativo, uma capa de chuva e um casaco utilizados nas ações criminosas e reconhecidos em imagens de câmeras de segurança. Também foram encontrados produtos de higiene pessoal com indícios de subtração de farmácias.

Leia também: Receita apreende mais de R$ 1 milhão em canetas emagrecedoras em Brasília

 

Nesta quarta-feira, cerca de 300 policiais participam da operação, que cumpre ordens judiciais na capital baiana. As ações são realizadas por unidades ordinárias e especializadas das Forças Estaduais da Segurança Pública, com apoio do DPT (Departamento de Polícia Técnica) e da SI (Superintendência de Inteligência).

Leia também: OMS emite 1ª diretriz sobre o uso de canetas emagrecedoras

A PMBA (Polícia Militar da Bahia) participa da operação com equipes de batalhões de área e unidades especializadas, como o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), BPChoque e o Batalhão Apolo, Graer (Grupamento Aéreo), BPATAMO, CIPE Polo, Esquadrão Águia e unidades de policiamento da capital e da Região Metropolitana de Salvador.

Dólar oscila de olho em pesquisa eleitoral no Brasil e dados dos EUA

O dólar abriu a quarta-feira (14) em queda, oscilando perto da estabilidade, enquanto o mercado aguarda a divulgação de nova pesquisa Genial/Quaest sobre o...

BBB 26: Henri Castelli tem convulsão na Prova do Líder; imagens fortes

Henri Castelli teve uma convulsão durante a primeira Prova do Líder do BBB 26, na manhã desta quarta-feira (14). O ator passou mal após...

Diretor do Palmeiras afirma que time avançou na Copinha “sem merecer”

João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras, afirmou que a equipe não mereceu eliminar o Vitória na segunda fase da Copinha,...