Garimpo ilegal: PF destrói equipamentos em território indígena Kayapó no PA

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta sexta-feira (16), uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó, localizada em Redenção, no Sudeste do Pará.

A ação, feita em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), teve como foco reprimir a exploração ilícita no leito e nas margens do Rio Branco.

Durante a operação, foram destruídos uma escavadeira hidráulica, motores estacionários, uma balsa, acampamentos usados como apoio pelos garimpeiros e motocicletas.

Além disso, aparelhos celulares foram apreendidos e serão submetidos à perícia técnica. De acordo com a PF, no local foram identificados indícios de propriedade dos maquinários inutilizados.

Os responsáveis poderão responder por crimes de usurpação de bens da União, crimes ambientais e associação criminosa.

A análise do material apreendido deve auxiliar na identificação dos envolvidos e no aprofundamento das investigações, que seguem em andamento.

A operação integra as ações permanentes de enfrentamento ao garimpo ilegal em territórios indígenas na região amazônica.

Trump diz que é hora de nova liderança no Irã após ser chamado de criminoso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu uma nova liderança no Irã após o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, tê-lo chamado...

Luan Pereira recebe alta após sintomas de arritmia cardíaca

O cantor sertanejo Luan Pereira, de 22, recebeu alta hospitalar na tarde deste sábado (17) após passar por um susto após um show em...

Alan Sanches, deputado estadual da Bahia, morre aos 58 anos

O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) morreu neste sábado (17) aos 58 anos. Sem informar a causa da morte, a sigla lamentou a...