Confira as principais tendências fitness para 2026

Em sua 20ª edição, o American College of Sports Medicine (ACSM), uma das organizações mais respeitadas e referência global para profissionais da saúde e educação física, divulgou os resultados do ranking da pesquisa anual com as principais tendências fitness de 2026.

Com a participação de aproximadamente dois mil profissionais do setor, a classificação reúne a opinião de treinadores (que representam a maior fatia dos correspondentes), fisioterapeutas e médicos, além de pesquisadores e professores.

Neste ano, a pesquisa oferece uma perspectiva de longo prazo sobre a evolução da área, desde as primeiras preocupações com a obesidade infantil até a ascensão da tecnologia “wearables”, referente aos dispositivos eletrônicos para serem usados diretamente no corpo, como relógios e pulseiras.

Confira o ranking:

1. Tecnologia vestível

Aproximadamente 36% a 44% dos adultos possuem tecnologia vestível, que são relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos GPS que coletam dados de saúde em tempo real.

As métricas mais comuns incluem, o registro da frequência cardíaca, passos, velocidade e distância. Cada vez mais avançados, a tendência tem evoluído para dispositivos mais completos, como detecção de quedas ou colisões, ritmo cardíaco, pressão arterial, glicemia e temperatura da pele.

Essas ferramentas podem auxiliar na mudança de comportamento por meio de feedback, definição de metas, acompanhamento, planos de treinamento e integração com outras plataformas e aplicativos.

Vale a pena ter um smartwatch? Confira opções para todos os bolsos.

2. Programas de condicionamento físico para idosos

Com foco na manutenção ou melhora do equilíbrio, da massa, da força muscular e da mobilidade diante das mudanças fisiológicas do envelhecimento, a demanda por opções de exercícios adequados à idade passou por transformações.

Adultos com 65 anos ou mais, tem conquistado academias e estúdios com mais frequência do que qualquer outra faixa etária.

3. Exercícios para controle de peso

Com o avanço exorbitado do uso de canetas emagrecedoras (GLP-1), o acompanhamento de exercícios físicos estruturados continuam sendo essenciais para o sucesso a longo prazo do controle do peso.

As atividades oferecem um suporte singular à saúde metabólica, física e principalmente psicológica. Elas são essenciais para preservar a massa magra e melhorar o condicionamento do corpo de forma consistente sem o uso de medicamentos.

Para o controle do peso, combine exercícios aeróbicos (corrida, natação, ciclismo e caminhada), para queimar calorias com treinamento de força (musculação, agachamentos, flexões, pranchas) para construir músculos, pois eles aumentam o metabolismo basal. Além disso, priorize atividades que você goste para manter a consistência, como dança ou pular corda.

4. Aplicativos de exercícios físicos e treinos

Os aplicativos de exercícios para dispositivos móveis são plataformas digitais que oferecem treinos sob demanda, agendados, transmitidos ao vivo ou gravados, proporcionando aos usuários conveniência e flexibilidade para se exercitarem a qualquer hora e em qualquer lugar.

5. Equilíbrio, fluidez e força

O interesse por atividades como pilates, ioga, barra e práticas voltadas ao equilíbrio aumentou 27% entre 2022 e 2024.

Essa tendência emergiu como um elemento fundamental equilibrado que apoia tanto a função física como o bem-estar emocional, refletindo em uma mudança mais ampla em direção ao bem-estar físico, à ligação social e à atenção plena.

6. Exercícios para saúde mental

A busca por exercícios de mindfulness (prática de focar intencionalmente a atenção no momento presente) resultaram evidentemente em melhorias no humor, na resiliência ao estresse e na imagem corporal.

Além do treinamento aeróbico quanto o de resistência, eles auxiliam na redução significativa de sintomas depressivos, com os maiores benefícios em indivíduos com sintomas leves a moderados.

7. Treino de força

O treinamento de força tradicional inclui exercícios de resistência com pesos livres, como barras, halteres e kettlebells, para melhorar a força, a resistência e a função muscular.

Essa tendência continua sendo uma das favoritas neste ano, figurando entre as 10 melhores em 17 dos últimos 20 anos. Em 2026, ficou entre as três melhores entre fisiologistas do exercício e entre profissionais com 21 anos ou mais de experiência.

8. Tecnologia orientada por dados

Essa tendência inclui o uso de dados fisiológicos em tempo real para individualizar o treinamento, monitorar a recuperação e promover a saúde a longo prazo.

A ênfase está em como métricas como variabilidade da frequência cardíaca, qualidade do sono e níveis de glicose são interpretadas e aplicadas para orientar decisões. Essas informações permitem que os profissionais adaptem os programas de exercícios com base nas respostas metabólicas e do sistema nervoso. 

9. Clubes de recreação e esportes para adultos

Clubes de recreação e esportes para adultos incluem grupos de atividades físicas baseados na comunidade (por exemplo, clubes de corrida ou ciclismo) e ligas recreativas para esportes coletivos como basquete, futebol e vôlei.

Esses formatos oferecem oportunidades estruturadas e sociais para se manter ativo fora dos ambientes tradicionais de academia.

10. Treino funcional

O treinamento funcional inclui movimentos de força, potência, mobilidade e resistência, projetados para melhorar o desempenho físico em atividades da vida real.

Essa modalidade aprimora o equilíbrio, a coordenação e a eficiência geral dos movimentos, e sua versatilidade a torna adequada para jovens, adultos e idosos.

Os programas geralmente enfatizam movimentos compostos e multiplanares, como agachamentos, afundos e exercícios de transporte, que podem ser aplicados diretamente no dia a dia ou no esporte.

3 hábitos fundamentais que podem transformar sua saúde em 2026

Bodo/Glimt bate Manchester City e vence primeira na Champions League

O Bodo/Glimt venceu o Manchester City por 3 x 1, nesta terça-feira (20/1), no Aspmyra Stadion, na Noruega, pela 7ª rodada da Champions Fonte: Metrópoles...

Campeonato Catarinense chega à reta final de decisões nesta semana

Quinta rodada da primeira fase acontece nesta quarta e quinta e dois jogos terão transmissão ao vivo pelo YouTube do Metrópoles Esportes Fonte: Metrópoles

F1: equipe de Bortoleto, Audi divulga pintura para a temporada. Veja

Audi divulgou nesta terça-feira (20/1) a pintura que utilizará nos carros de Bortoleto e Hulkenberg em sua temporada de estreia na F1 Fonte: Metrópoles