Europeus veem EUA do segundo governo Trump como ameaça, diz especialista

As recentes declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a Groenlândia geraram forte reação entre líderes europeus, que começam a enxergar os Estados Unidos sob seu segundo governo como uma ameaça aos valores ocidentais compartilhados historicamente, segundo análise da socióloga e analista política Gisele Agnelli, durante participação no WW desta quarta-feira (21).

Durante entrevista, a socióloga e analista política Gisele Agnelli destacou que os últimos dias foram marcados por uma “montanha russa de declarações” de Trump, alternando entre ameaças e recuos que impactaram inclusive o mercado financeiro mundial.

Após um período de tensão, Trump anunciou nas redes sociais um possível acordo relacionado à Groenlândia, sem revelar detalhes específicos.

Reação europeia às ameaças de Trump

Agnelli ressaltou a contundência dos discursos de líderes europeus em resposta às declarações de Trump.

“Agora os líderes, principalmente os líderes europeus, estão entendendo mais, expressando mais essa coisa de América sob Trump 2 virou uma ameaça”, afirmou a especialista.

Segundo a analista, os valores que historicamente ligavam os Estados Unidos à Europa, como a defesa da democracia liberal, dos direitos humanos e a aliança militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), estão se desfazendo.

“Os Estados Unidos estão virando muito parecido com o imperialismo russo do século XIX”, comparou, referindo-se às ambições territoriais de Trump em relação à Groenlândia e também ao Canadá.

Agnelli mencionou que as intenções de Trump em relação ao território da Groenlândia não são novas, lembrando que o ex-presidente já havia incluído no orçamento americano referências ao “Golden Dome”, sistema de proteção similar ao utilizado por Israel.

Para a especialista, isso sinaliza um governo com tendências expansionistas e bélicas, cujos objetivos em relação à Groenlândia permanecem claros, apesar da falta de detalhes sobre o suposto acordo anunciado.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Atriz revela grave problema de saúde aos 32 anos após sumir das redes

Daniella London falou sobre o problema de saúde que a fez ficar longe das redes sociais por cerca de um mês Fonte: Metrópoles

Santos e Corinthians chegam ao clássico com campanhas similares; veja números

Santos e Corinthians se enfrentam pela 4ª rodada do Paulistão, nesta quinta-feira (22/1), na Vila Belmiro Fonte: Metrópoles

Cruzeiro encara Democrata na expectativa da estreia de Gerson; entenda

Regularizado no BID, Gerson fica à disposição de Tite para a 4ª rodada do Campeonato Mineiro; meia acertou com a raposa no início do...