Saturno e Lua coladinhos: fenômeno no céu pode ser observado hoje do Brasil

Quem olhar para o céu na noite desta sexta-feira (23) poderá ver um fenômeno astronômico simples, mas bonito: a Lua e o planeta Saturno vão aparecer bem próximos um do outro, no que os astrônomos chamam de conjunção. O alinhamento poderá ser observado a olho nu em alguns pontos Brasil, desde que o céu esteja limpo.

A conjunção acontece quando dois astros parecem estar lado a lado no céu, apesar de estarem separados por grandes distâncias no espaço. Neste caso, Saturno surgirá logo abaixo da Lua, no horizonte oeste, pouco depois do pôr do sol.


Júpiter brilha intensamente, Saturno e a Lua se aproximam • NASA/JPL-Caltech

Segundo o professor Pedro Henrique Bernardinelli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), o fenômeno será visível por um período curto.

Nas regiões mais ao sul do país, a observação deve ser possível até cerca de 20h30, enquanto no norte o horário se estende um pouco mais. Após esse período, a Lua e Saturno ficam muito próximos do horizonte e, depois das 22h, já não poderão mais ser vistos.


Imagem mostra Saturno próximo da Lua (canto direito inferior). Imagem de 2024 • Gabriel Zaparolli

Além da conjunção desta noite, janeiro reserva outros destaques no céu. De acordo com a Nasa, Júpiter esteve no início do mês em oposição — quando a Terra fica entre o planeta e o Sol — atingindo seu ponto máximo de brilho no ano.

GALERIA – Veja descobertas astronômicas de 2026

Imagem mostra “eclipse lunar” ocorrendo em Saturno; veja

Durante todo o mês, o planeta pode ser visto com facilidade, sendo um dos objetos mais brilhantes do céu noturno.

Para quem quiser acompanhar esses fenômenos, a orientação é buscar um local com visão livre do horizonte e pouca iluminação artificial. Para visão simples, não é necessário nenhum equipamento especial.

Meta anuncia atualização para filtros do Instagram; veja o que muda

 

Australian Open: Alcaraz e Sabalenka avançam às oitavas de final

Sabalenka venceu Anastasia Potapova, enquanto Alcaraz bateu Corentin Moudet para avançar às oitavas de final Fonte: Metrópoles

Muros do CT do Botafogo são pichados com protestos contra John Textor

Frases com críticas a John Textor, dono da SAF do Glorioso, e à situação financeira da equipe foram escritas nos muros do CT do...

Dorival e Gustavo Henrique criticam arbitragem após empate no clássico

Treinador do Corinthians criticou a arbitragem do clássico contra o Santos, que terminou em 1 x 1 nesta quinta-feira (22/1) Fonte: Metrópoles