Trump diz que México deixará de enviar petróleo para Cuba

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (2) que o México deixará de enviar petróleo para Cuba, intensificando sua campanha de pressão sobre o país caribenho.

“O México vai parar de enviar petróleo para eles”, disse Trump a repórteres no Salão Oval da Casa Branca. Ele não explicou por que acredita que isso irá acontecer.

Autoridades mexicanas não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

O México é o maior fornecedor de petróleo de Cuba, que sofre regularmente com a escassez de energia e apagões em massa. Cuba depende fortemente da importação de combustíveis refinados para atender à sua demanda por geração de eletricidade, gasolina e combustível de aviação.

As sanções dos EUA e uma profunda crise econômica impediram o governo comunista de comprar combustível suficiente durante anos, forçando-o a depender de um pequeno grupo de aliados.

A Reuters noticiou que o governo mexicano está analisando se deve continuar enviando petróleo para Cuba, pois teme que possa enfrentar retaliações dos EUA.

O governo da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, disse no domingo (1°) que buscará enviar petróleo a Cuba por razões humanitárias, “sem buscar confronto”. Mas também afirmou que a ajuda consistirá em “outros” produtos para a próxima semana.

As tensões aumentaram no mês passado entre Havana e Washington após a captura pelos EUA do líder venezuelano Nicolás Maduro, há muito um aliado próximo de Cuba.

Trump classificou Cuba como “uma ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional dos EUA e ameaçou aplicar tarifas sobre exportações para os EUA de qualquer nação que enviar petróleo para a ilha comunista.

Cuba e os Estados Unidos estão em comunicação, disse um diplomata cubano à Reuters nesta segunda-feira, embora ele tenha afirmado que as conversas ainda não evoluíram para um “diálogo” formal. Trump também disse que os dois lados estão conversando.

Brasil leva projetos de mineração à Bolsa de Toronto buscando investidores

O Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), em parceria com o governo federal e com as bolsas de Toronto, está selecionando projetos brasileiros em estágio...

Ucrânia concorda com plano de cessar-fogo com Europa e EUA, diz jornal

A Ucrânia concordou com seus parceiros ocidentais que qualquer violação persistente de um possível cessar-fogo por parte da Rússia desencadearia uma resposta militar coordenada...

Com mais de 112 mil vagas, MEC abre inscrições para o Fies 2026 nesta terça

Começa nesta terça-feira (3) o período de inscrições gratuitas para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2026. Os interessados devem realizar o procedimento exclusivamente...