Zelensky diz que EUA querem fim da guerra na Ucrânia até verão europeu

Os Estados Unidos querem que a Rússia e a Ucrânia encontrem uma solução para pôr fim à guerra antes do verão, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O verão no hemisfério norte começa no final de junho.

Em declarações à imprensa divulgadas por seu gabinete no sábado (7), Zelensky afirmou que os Estados Unidos propuseram uma nova rodada de negociações entre Kiev e Moscou, a ser realizada em Miami dentro de uma semana, e que Kiev concordou com a proposta.

A Ucrânia e a Rússia concluíram dois dias de negociações de paz mediadas pelos EUA em Abu Dhabi esta semana sem um avanço significativo.

Segundo o enviado especial americano, Steve Witkoff, delegações dos Estados Unidos, da Ucrânia e da Rússia concordaram em trocar 314 prisioneiros.

“As discussões continuarão, e espera-se que haja mais avanços nas próximas semanas”, afirmou ele. “Este resultado foi alcançado por meio de negociações de paz detalhadas e produtivas. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito, passos como este demonstram que o engajamento diplomático contínuo está produzindo resultados tangíveis e avançando os esforços para acabar com a guerra na Ucrânia.”

Editorial: recursos públicos, transparência e o dever de fiscalização no Acre

O debate sobre a aplicação de recursos públicos por meio de indicações parlamentares ganhou relevância nacional a partir do fortalecimento da fiscalização das chamadas...

Bocalom e Biths, o rombo financeiro na Saúde e as mentiras sobre a solução biológica contra a Dengue

A situação dos kits "Aedes do Bem" em Rio Branco tornou-se um escândalo administrativo e financeiro. O caso envolve a compra de mosquitos geneticamente...

Empresa de cripto envia acidentalmente US$ 44 bi em bitcoins para usuários

A corretora de criptomoedas sul-coreana Bithumb informou neste sábado que distribuiu acidentalmente mais de US$ 40 bilhões em bitcoins a clientes como recompensas promocionais. O...