Vendas de moradias usadas nos EUA recuam 8,4% em janeiro

As vendas de moradias usados nos Estados Unidos caíram para o nível mais baixo em mais de dois anos em janeiro, à medida que a queda no estoque elevou os preços das casas.

As vendas recuaram 8,4% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 3,91 milhões de unidades, o nível mais baixo desde dezembro de 2023, informou a Associação Nacional de Corretores nesta quinta-feira (12).

Economistas consultados pela Reuters previam que as revendas de imóveis cairiam para uma taxa de 4,18 milhões de unidades.

As vendas do mês passado provavelmente refletiram contratos assinados em novembro e dezembro e não teriam sido afetadas pelas tempestades de inverno que atingiram grande parte do país em janeiro. As vendas de imóveis diminuíram 4,4% em relação ao ano anterior.

“A queda nas vendas é decepcionante”, disse Lawrence Yun, economista-chefe da associação de corretores. “As condições de acessibilidade estão melhorando… devido aos aumentos salariais que superam o crescimento dos preços das casas e às taxas de hipoteca mais baixas do que há um ano. No entanto, a oferta não acompanhou o ritmo e continua bastante baixa.”

O índice de acessibilidade à habitação da associação aumentou para 116,5 em janeiro, o mais alto desde março de 2022, em comparação com 111,6 em dezembro.

O estoque de moradias usadas caiu 0,8%, para 1,22 milhão de unidades. A oferta aumentou 3,4% em relação ao ano anterior. No ritmo de vendas de janeiro, levaria 3,7 meses para esgotar o estoque atual, ante 3,5 meses há um ano.

O preço médio das moradias usadas subiu 0,9% no mês passado em relação ao ano anterior, para US$ 396.800, o maior valor já registrado em janeiro.

Agro vê que influência dos EUA cria incerteza para 2026

Grokipedia: por que Elon Musk criou uma concorrente da Wikipédia com IA?

A Grokipedia é uma enciclopédia online nos moldes da Wikipédia desenvolvida pela xAI, empresa de Elon Musk. Os conteúdos e verbetes do site são...

Alessandro Vieira pede à PGR afastamento de Toffoli do caso Master

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) pediu nesta quinta-feira (12) à Procuradoria-Geral da República (PGR) que apresente ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de suspeição...

BC pede acesso a processo do caso Master após TCU aumentar sigilo

Um dia após o TCU (Tribunal de Contas da União) aumentar o sigilo no processo envolvendo o caso do Banco Master, o BC (Banco...