O rio Tarauacá, que tem o mesmo nome da cidade que ele banha na região do vale do Juruá, no interior do Acre, já encheu e secou três vezes somente neste mês de Janeiro de 2024.
Toda vez que o nível do rio ultrapassou a cota de transbordamento a água invadiu a parte mais baixa da cidade atingindo cerca de 2 mil pessoas nos bairros da Praia, Bucurana, rua do Trapiche e travessa Beira-rio.
Em todas as situações a Defesa Civil municipal teve que acionar o plano de contingência para eventual socorro às vítimas, mas até o presente momento não chegou à necessidade de remover ninguém de casa.
A prefeitura local já montou um abrigo em um ginásio de esportes para caso haja necessidade de remoção de famílias afetadas pelas enchentes.
No início da tarde desta quarta-feira (24) o subtenente do Corpo de Bombeiro Militar João Ricardo Gonzaga, coordenador da Defesa Civil municipal da cidade de Tarauacá informou que as águas baixaram novamente e o risco do quarto transbordamento este mês estava descartado por enquanto.
Veja ao vídeo