Se o Congresso aprovar, Lula vai vetar o fim das “saidinhas” de presos em datas comemorativas

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vetar o fim das “saidinhas” temporárias de presos caso o tema seja aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional.

O texto deve ser votado nesta terça-feira (20) pelo Senado, mas terá de voltar à Câmara porque o conteúdo da proposta foi alterado.

No Senado, parlamentares bolsonaristas e de centro conseguiram acelerar a tramitação. O texto, que passaria por comissões, deve ser levado direto a plenário.

Há uma pressão desses parlamentares para que o fim das saidinhas seja uma resposta à fuga de dois detentos do presídio federal de segurança máxima em Mossoró (RN), na última semana, e aos casos em que presos não retornam no período anunciado e cometem novos crimes.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é contra a extinção completa das saídas temporárias. O Palácio do Planalto também. O argumento é de que a saída em datas festivas ajuda na ressocialização do presidiário e o estimula a manter um bom comportamento no cumprimento da pena.

Na avaliação de especialistas, o fim da saidinha vai acabar gerando mais tensão dentro dos presídios. Eles lembram ainda que a maioria dos presos cumpre as regras e volta para prisão – só uma minoria acaba fugindo, e muitos são recapturados. Ou seja, uma maioria não pode ser punida por causa de uma minoria.

Na saidinha de Natal de 2023, por exemplo, dos 52 mil presos beneficiados, 49 mil retornaram, ou seja, 95%. Enquanto que 2,6 mil, isto é, 5%, não voltaram.

Por Valdo Cruz, comentarista da GloboNews

Copa da Inglaterra: onde assistir a Manchester City x Salford City

Em jogo válido pela fase de 16 avos da Copa da Inglaterra, Manchester City e Salford City se enfrentam por vaga nas oitavas Fonte: Metrópoles...

Jogos de Inverno: Lucas Pinheiro é líder em 1ª etapa do slalom gigante

Principal nome do Brasil no slalom gigante do esqui alpino, Lucas Pinheiro Braathen finalizou a prova com o melhor tempo Fonte: Metrópoles

Perto de fazer história, Lucas Pinheiro se diz pronto para prova decisiva

Lucas Pinheiro Braathen se aproximou da sonhada medalha de ouro ao superar os adversários na primeira descida do slalom gigante masculino neste sábado (14),...