TSE confirma: ex-prefeito Vando Torquato, que pede as bênçãos de Petecão, está inelegível

O ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, mesmo com diversos impedimentos na Justiça Eleitoral, afirma que é candidato a prefeito do município. No mês passado, ele se reuniu com o senador Sérgio Petecão, a quem pediu legenda.

Torquato esqueceu de combinar com a Lei Complementar 135/2010, mais conhecida como a Lei da Ficha Limpa. O TSE, em parecer datado da última sexta-feira, 7, refirma que ele está inelegível por improbidade administrativa.

Em novembro do ano passado, o promotor de Justiça Júlio César de Medeiros Silva, do Ministério Público do Acre (MP/AC), protocolou um pedido incidental de indisponibilidade de bens, bem como a declaração de efeitos da condenação, com a consequente inelegibilidade, junto ao Tribunal de Justiça do Estado. O alvo da ação foi Torquato.

Com base no art. 16 da Lei nº 8.429/92, em conjunto com o art. 294 do Código de Processo Civil, o promotor fixou o valor em R$ 192.281,88. Além disso, solicitou a comunicação referente à penalidade para Maria Saionara Soares Damasceno, co-ré na ação.

Torquato governou Tarauacá de 2005 a 2010, quando perdeu o mandato por comprar sufrágio universal. Marilete Vitorino assumiu o posto na qualidade de vice-prefeita. O ex-prefeito e o seu grupo acusaram-na de ser uma das arquitetas da perda do cargo.

PE: Greve do Metrô do Recife mantém paralisação total pelo 3º dia

A greve do Metrô do Recife chega ao terceiro dia, nesta quarta-feira (5), com todas as 37 estações do sistema fechadas e sem previsão...

Oswaldo de Oliveira x Ancelotti: treinador brasileiro fala sobre polêmica

A polêmica entre o treinador Oswaldo de Oliveira e o italiano Carlo Ancelotti rendeu explicações sobre brasileiro sobre a fala em que afirma não...

TCU deve votar regras de megaleilão em Santos no dia 18

Os ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) devem analisar no plenário, em sessão extraordinária marcada para o dia 18 de novembro, o...