Socorro Neri quer respostas urgentes após ser aclamada presidente da Comissão de Mudanças Climáticas

A deputada Socorro Neri (PP-AC), aclamada nesta quarta-feira (8) presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas da Câmara Federal, disse que o Congresso Nacional precisa dar respostas urgentes para minimizar os danos à vidas dos brasileiros como consequência das alterações do clima.

A parlamentar acreana, a mais votada dentre os 8 deputados federais no estado, lembrou que o colegiado foi criado em 2008 sem ter avançado em questões como alterações do clima, sustentabilidade da matriz energética, emissão de gases do efeito estufa e políticas de desenvolvimento sustentável.

“Há pouco, nós acreanos sofremos com a pior enchente de sua história, e o cenário pós cheia nos deixou lições que não podem ser desprezadas. O agravamento da crise climática movimenta o debate político mais uma vez, mas não deve ser uma pauta sazonal. Eventos extremos como a enchente no Rio Grande do Sul devem estar na ordem do dia sempre, somados à seca, que é predominante em várias regiões e afetam diretamente milhares de cidadãos.”, disse a deputada, que cobrará condições, junto á mesa-diretora, para resgatar a importância da comissão.

Uma equipe técnica composta por especialistas e servidores graduados da Câmara auxiliam a deputada com informações atualizadas do desastre ambiental no estado gaúcho, onde a reconstrução das cidades exigirão um investimento estimado em R$ 19 bilhões.

O colegiado é formado por 12 senadores e 12 deputados, além de igual número de suplentes. Pela regra de alternância, este ano a presidência será exercida por um membro da Câmara. Em 2023, Humberto Costa e Socorro Neri foram presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente. Já a relatoria do ano passado foi conduzida pelo deputado Sidney Leite (PSD-AM).

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...