Tarauacá: prefeita que profetizou reeleição por “chamado de Deus” é obrigada a exonerar parentes

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Cível de Justiça de Tarauacá, obteve a concessão de medida liminar determinando a exoneração de seis servidores nomeados em cargos comissionados e funções de confiança na Prefeitura de Tarauacá.

Os funcionários nomeados para os cargos em comissão seriam parentes da prefeita, do presidente da Câmara e de outros vereadores, prática vedada pela Constituição Federal, conforme a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes de ajuizar a ação civil pública, o MPAC havia emitido uma recomendação para que os servidores fossem exonerados.

O Juízo da Vara Cível da Comarca de Tarauacá determinou a exoneração no prazo máximo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 1, 5 mil por cada cargo ou função não exonerada.

Em caso de descumprimento, a Justiça poderá suspender a validade de todos os atos administrativos de nomeação para cargos em comissão ou funções de confiança realizados em desacordo com a decisão.

Por ser uma decisão proferida pelo Juízo de 1º grau, cabe recurso.

Da assessoria MP

Nita da redação

Néia, a prefeita, disse nas redes sociais ter ouvido um chamado divino antevendo a sua reeleição. Ela é mulher do ex deputado federal Jesus Sérgio e faz uma gestão abaixo da crítica.

Anahí quebra o gelo e volta a cantar “Sálvame” na TV; versão foi remixada por DJ brasileiro

Anahí reviveu os tempos de RBD no palco do “¿Quién es la Máscara?”, versão mexicana do programa “The Masked Singer”. Na grande final da...

Previsão desatualizada pode ter contribuído para queda de avião em Gramado. Entenda!

A aeronave transportava 10 pessoas da mesma família, incluindo duas crianças. Não houve sobreviventes. Segundo o “Fantástico” deste domingo (22/12), as condições meteorológicas eram adversas...

Deputado Felipe Franco e a esposa são agredidos por equipe de segurança em show do Chris Brown

O deputado estadual Felipe Franco e a esposa, Inaê Barros, influenciadora e ex-bailarina do Faustão, foram agredidos por seguranças ao tentar trocar de lado...