Escandaloso: prefeito do AC confessa contrato ilegal com empresa de juiz eleitoral, ex-presidente da OAB e ex-diretora do Detran

O prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva (PSD), candidato à reeleição, confessa, em diálogo gravado (ouça abaixo), que mantém contrato irregular com uma empresa de consultoria de propriedade da ex-secretária de estado Sawana Carvalho.

Em entrevista ao jornalista investigativo Hedislandes Gadelha, o prefeito faz uma revelação criminosa: afirma que identificou a irregularidade, mas continua pagando por isso para não ter problemas em sua candidatura à reeleição. Admite que não cancelou o contrato por que entre os sócios da empresa está um juiz eleitoral. Sawana foi diretora do Detran e também é casada com o juiz de direito Marcelo Coelho.

Hilário Júnior, que compõe a Corte Eleitoral do Acre, é o magistrado que aparece no quadro societário da IGG Instituto Governança Ltda. Ele é administrador do empreendimento, e  terá, entre outras atribuições, o dever de julgar candidaturas e contas eleitorais dos candidatos nas eleições deste ano. E, embora não seja citado na conversa, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre, Marcos Vinícius Jardim, também consta como sócio da empresa. A OAB tem uma seção que atua paralela ás cortes eleitorais para, em tese, defender eleições limpas.

“Eu percebi (a irregularidade) mas já era tarde. Vou esperar passar o processo eleitoral para tomar providências sobre isso. Quero lhe dizer que se Deus quiser nós vamos ter mais 4 anos pela frente e vamos nos ajudar muito. Manere um pouco que as gente vai resolver essa situação. Como o marido dela é juiz de direito eu posso ter problemas se eu cancelar esse contrato agora”, diz o prefeito.

Para o jornalista, trata-se de uma “grande vergonha”. Ele lembra a pesquisa recente que pôs todas as prefeituras do Acre com nota “ruim” no quesito transparência.

A reportagem tenta ouvir o TRE sobre o assunto. O ex-presidente da OAB não responde aos telefonemas e mensagens e o juiz Hilário Júnior não foi localizado.

 

Com maioria formada, STF condena Zambelli a 10 anos de prisão e perda de mandato

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela...

Comentarista desmaia ao vivo em jornal e apresentador aciona socorro imediato

Na noite da última quinta-feira (8/5), um episódio inesperado gerou apreensão na Fox News: a comentarista política Camryn Kinsey desmaiou durante uma exibição ao...

A$AP Rocky revela pista sobre nome do terceiro filho com Rihanna

Sem pronunciamentos oficiais ou postagens nas redes sociais, bastou uma aparição no tapete vermelho do Met Gala 2025 para que Rihanna e A$AP Rocky...