Saiba quem é Rodri, espanhol que desbancou Vini Jr. na Bola de Ouro

O espanhol Rodri chocou o mundo do futebol, nesta segunda-feira (28/10), ao conquistar a Bola de Ouro da temporada 2023/24, prêmio entregue pela revista France Football ao melhor jogador do futebol europeu. O meia desbancou o brasileiro Vini Jr., do Real Madrid, que era considerado franco favorito ao prêmio.

Conheça um pouco mais sobre o jogador, peça-chave da seleção da Espanha e do Manchester City.

4 imagens

Espanhol é peça-chave na Espanha e no City

Rodri foi eleito Bola de Ouro de 2023/24
Vini Jr. ficou na segunda posição
1 de 4

Principal concorrente do brasileiro, Rodri chegou à cerimônia de muletas

Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

2 de 4

Espanhol é peça-chave na Espanha e no City

Neal Simpson/Sportsphoto/Allstar via Getty Images

3 de 4

Rodri foi eleito Bola de Ouro de 2023/24

Federico Titone/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

4 de 4

Vini Jr. ficou na segunda posição

Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Além dos prêmios coletivos, o atleta do Manchester City foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes e da Eurocopa. Rodri tem bons números para um primeiro volante, com 12 gols e 14 assistências na temporada. Além disso, ele se tornou o dono da maior série invicta do futebol, com 74 jogos sem perder, cerca de 475 dias de invencibilidade.

Eleito melhor do mundo, o volante espanhol que desbancou Vini Jr. esteve presente nos títulos da Supercopa da Europa, Mundial de Clubes, Eurocopa e Premier League.

Entretanto, Rodri ficou fora da seleção da Champions League, quando foi eliminado pelo Real Madrid de Vini, e dos indicados para melhor jogador da Premier League, vencida pelo companheiro de time Phil Foden.

Marca alcançada

Rodri quebrou uma marca que perdurava 64 anos: um espanhol não era eleito Bola de Ouro desde 1960. O último e até então primeiro jogador conterrâneo do volante do Manchester City a ser eleito melhor do mundo foi Luis Suárez, ex-Barcelona e Inter de Milão, apelido como “O Arquiteto” devido a seu estilo de jogo elegante.

Pelo Barcelona, Suárez fez 14 gols em 36 partidas na temporada 1959/1960, quando que levou o prêmio da Bola de Ouro. Ele também conquistou a LaLiga no mesmo período. Ao todo, foram 175 jogos pelo clube catalão e 82 gols. Os números foram distribuídos ao longo de oito temporadas.

Já pela Inter de Milão, ele ficou ainda mais temporadas que no Barcelona: nove. No período, foram 324 partidas, 52 gols e duas Champions League conquistadas. Ele também jogou no La Coruña e Sampdoria. Luis Suárez se aposentou em 1973 e morreu em julho de 2023, aos 88 anos.



Fonte: Metrópoles

Cruzeiro tem acerto encaminhado e espera apresentar zagueiro no sábado

Gestor da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço revelou que o Cruzeiro pode contratar dois zagueiros. Nesta quinta-feira (2), após a Missa em Ação de...

Ator de “Round 6” se surpreende com fama após série: “Nunca imaginei”

O ator Wi Ha-jun, 33, o detetive Jun-ho de “Round 6”, disse que não estava esperando ficar tão famoso e ganhar tantos fãs por...

Homem é agredido acusado de furtar mercado; veja vídeo

Um homem foi agredido em um mercado do município de Cajati (SP) após furtar um mercado e ameaçar funcionárias. Imagens de câmeras de segurança...