Menina de 11 anos morre dormindo por doença genética não diagnosticada

Muito ativa e empenhada em limpar o lixo nas ruas perto de casa, a pequena Matilda Pritchard, 11 anos, vivia com uma doença cardíaca grave e genética que não apresentava nenhum sintoma. Na noite de 2 de abril deste ano, a menina, que parecia saudável, foi dormir normalmente mas faleceu durante a noite.

Os pais de Matilda, Steve e Anna, encontraram a menina morta em sua cama pela manhã e chamaram a emergência rapidamente. Apesar de o socorro ter chegado em dois minutos, o falecimento foi declarado antes que ela chegasse ao hospital.

Após autópsia, a família foi informada que Matilda tinha cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito. A doença, que acomete uma a cada 2 mil pessoas, é caracterizada pela substituição de células do tecido cardíaco por fibras, o que causa arritmias e, eventualmente, insuficiência cardíaca. De acordo com o Manual MSD, a condição é responsável por 10% dos casos de morte súbita.

A cardiomiopatia arritmogênica nem sempre apresenta sintomas, mas pode causar taquicardia, desmaios, falta de ar, dor e até parada cardíaca. “Considera-se que o esforço contínuo e intenso acelera o início e a progressão da doença”, diz o manual de prática médica.

Como a condição é genética, a família se preocupou principalmente com Olívia, a irmã mais velha de Matilda, que tem 14 anos. Todos foram examinados, e ninguém da família tem problemas cardíacos — é possível ter o gene e não desenvolver a doença.

O pai da menina, Steve, afirma que a situação é “terrivelmente catastrófica”, mas que a família está arrecadando fundos em nome de Matilda para financiar um programa educacional sobre não jogar lixo no chão, um dos assuntos mais importantes para a menina.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Cruzeiros têm maior número de infecções estomacais em uma década

A indústria de cruzeiros continua crescendo, com barcos cada vez maiores e cerca de 37,1 milhões de passageiros prontos para embarcar em 2025, de...

Na praia com Giovanna Antonelli, Murilo Benício brinca: “De férias com o ex”

Murilo Benício, 53, revelou aos seguidores neste sábado (4) que passou a virada do ano ao lado de sua ex-esposa, Giovanna Antonelli, 48. Pelo Instagram,...

Vídeo: PMs arrastam suspeito no asfalto após perseguição na Zona Leste de SP

Agentes da Polícia Militar de São Paulo foram flagrados arrastando um suspeito no asfalto após ele colidir com um poste e cair da moto,...