A caminhada é uma atividade cotidiana que muitas vezes têm seus benefícios relativizados. Apesar disso, é um exercício físico de baixo impacto que auxilia na promoção da saúde e da qualidade de vida.
Isso porque a prática melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema cardiovascular, auxilia no controle do peso corporal e promove a saúde mental, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade.
Segundo o nutrólogo do Instituto SoulMais, Neto Borghi, especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, a caminhada é uma atividade acessível e pode ser praticada por praticamente qualquer pessoa. Dessa forma, é possível contribuir para a melhora da qualidade de vida, em especial para quem está começando a se exercitar.
Assim, o profissional esclarece que o exercício se indica para todas as idades e níveis de condicionamento físico. A recomendação é praticá-la de três a cinco vezes por semana, pelo período de 30 a 60 minutos.
Benefícios da caminhada
Melhora da saúde: segundo o relatório da Harvard Medical School, “Walking for Health”, a atividade pode auxiliar no combate de doenças. É o caso da diminuição da pressão arterial, do colesterol, do risco de doenças cardíacas e da diabetes.
Melhora do sono: praticar a caminhada regularmente auxilia no aumento dos níveis energéticos, influenciando na qualidade do sono e no combate de distúrbios como a insônia.
Ajuda no fortalecimento muscular: a caminhada fortalece os músculos e articulações. Isso porque durante a prática, se treinam os músculos das pernas e abdominais.
Impacta na perda de peso: no processo de emagrecimento é fundamental aliar uma alimentação saudável com atividades aeróbicas, como é o caso da caminhada.
Veja mais benefícios no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles