Musculação: quantos dias por semana para ter resultados

A prática da musculação é uma das formas mais eficazes de fortalecer o corpo, melhorar a saúde e alcançar objetivos como ganho de massa muscular ou perda de peso. No entanto, uma dúvida comum entre iniciantes e praticantes mais experientes é: quantos dias por semana são necessários para obter resultados consistentes?

Segundo o personal trainer Giuliano Esperança, a frequência mínima recomendada para a musculação deve ser suficiente para promover o desenvolvimento contínuo de força e hipertrofia. “Embora não exista uma frequência mínima exata que sirva para todos, treinar regularmente é fundamental para o progresso”, explica.

Além disso, a frequência máxima de treinos deve ser individualizada, levando em consideração a capacidade de recuperação e os objetivos específicos de cada pessoa.

Essa abordagem ajuda a evitar o overtraining e garante um desenvolvimento contínuo, equilibrando de forma adequada o volume e a intensidade das sessões.

“Tanto para veteranos quanto para novatos, a frequência é essencial. Ajustar o volume, a intensidade e os tipos de exercícios é fundamental para maximizar os ganhos, minimizar o risco de lesões e manter o treinamento eficaz e desafiador”, completa Giuliano.

Leia a notícia completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...