O fim da 32ª rodada do Brasileirão acontece nesta quarta-feira (6/11), mas para o Botafogo ela já se encerrou de forma perfeita. A derrota do Palmeiras na Neo Química Arena aliada ao triunfo do Glorioso no clássico contra o Vasco colocaram o Alvinegro com uma mão na taça do título de campeão brasileiro.
Com 67 pontos, o Botafogo ampliou a diferença na ponta da tabela e colocou seis pontos de distância para o segundo colocado Palmeiras. O Alviverde tem 61 pontos e pode chegar à pontuação máxima de 79 no campeonato, o que facilitou a chegada do Glorioso na pontuação necessária para se tornar campeão.
Agora, o Botafogo precisa de apenas 13 pontos para chegar aos 80 pontos, pontuação inalcançável para o vice-líder Palmeiras. Para isso, necessita de quatro vitórias e um empate nas últimas seis rodadas do campeonato, contabilizando um cenário em que o Palmeiras conquiste a pontuação máxima em todos os seus jogos restantes.
Para o Fortaleza, a distância é ainda maior e o Botafogo precisa de apenas quatro vitórias em seis partidas para não ser alcançado pelo Leão do Pici. O 4° colocado na tabela, Internacional, já não consegue mais alcançar o Glorioso e não tem mais chances de título.
Já o Flamengo, 5° colocado com 55 pontos e um jogo a menos que os rivais, seria desbancado com apenas duas vitórias em seis jogos do Botafogo.
Rodadas decisivas
Nas últimas seis rodadas do campeonato, o Botafogo tem jogos complicados contra times da parte de cima da tabela e precisa administrar o elenco para a final da Libertadores, marcada para o próximo dia 30 de novembro. O Palmeiras tem apenas o Brasileirão em foco, e o confronto direto contra o Glorioso é a sua principal chance de voltar a se aproximar do título.
Veja as tabelas de Botafogo e Palmeiras até o final do Brasileirão:
Botafogo:
Cuiabá- casa- 33ª rodada
Atlético-MG- fora de casa- 34ª rodada
Vitórica- casa- 35ª rodada
Palmeiras- fora de casa- 36ª rodada
Internacional- fora de casa- 37ª rodada
São Paulo- casa- 38ª rodada
Palmeiras
Grêmio- casa- 33ª rodada
Bahia- fora de casa- 34ª rodada
Atlético-GO- fora de casa- 35ª rodada
Botafogo- casa- 36ª rodada
Cruzeiro-fora de casa- 37ª rodada
Fluminense- casa- 38ª rodada
Fonte: Metrópoles