Censo 2022: saiba onde ficam as maiores favelas do Brasil

A etapa do Censo Demográfico 2022 divulgada na manhã desta sexta-feira (7/11) mapeou as favelas e comunidades urbanas do Brasil. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outras estatísticas, divulgou um rankings do número de residentes e de domicílios (veja abaixo).

Na liderança das duas listas figura a Rocinha, localizada no Rio de Janeiro e que tem 72.021 moradores e 30.371 domicílios. Em relação ao número de habitantes, o Sol Nascente, no Distrito Federal (DF), aparece na segunda posição, já que concentra 70.908 pessoas.

Veja os rankings:

O Brasil tem mais de 12,3 mil favelas e comunidades urbanas. Nesses locais, vivem mais de 16,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,1% do total da população.

O IBGE mapeou favelas e comunidades urbanas em 656 municípios brasileiros. Somente o estado de São Paulo apresentava mais de 3,1 mil favelas e comunidades urbanas, concentrando 25,3% do total. Já o Rio de Janeiro contabilizava mais de 1,7 mil locais do tipo.

O censo ainda identificou que uma maior concentração de municípios com a presença de favelas e comunidades urbanas na faixa litorânea do país. Ainda assim, há uma presença expressiva desses territórios também nas áreas mais interioranas, como ao longo das margens dos principais rios da Amazônia.



Fonte: Metrópoles

Veja as primeira fotos do casamento de Celeste e Edu em ‘Garota do Momento’

A primeira foto do casamento de Celeste (Debora Ozório) e Edu (Caio Manhente) já dá mostras do clima romântico que vem por aí em...

Renato vira o jogo em ‘Vale Tudo’ e deixa a casa de Marco Aurélio

O romance entre Renato (João Vicente) e Leila (Carolina Dieckmann) promete movimentar os “Vale Tudo”, novela que já conquistou o público. Logo no início...

Paolla Oliveira desabafa e revela que perdeu trabalho por não ser mãe

olla Na noite da última segunda-feira (5/5), Paolla Oliveira esteve no Roda Viva, programa de entrevistas exibido pela TV Cultura. Atualmente com 43 anos...