Regressão dos 4 meses: entenda como o sono dos bebês pode mudar

Nos primeiros meses de vida, a rotina de um bebê é cheia de novidades – o que, invariavelmente, vai afetar seu descanso. Nesse sentido, ocorre a ”regressão do sono aos 4 meses”, um fenômeno comum nessa jornada, que pode tornar a rotina mais desafiadora para os pais.

Segundo a consultora Eliana Dias, especialista em sono do bebê, quando o bebê atinge os 4 meses, diferentemente dos anteriores, há uma mudança significativa do seu desenvolvimento.

“Nesta fase, ele atinge a maturidade neurológica e começa a perceber mais o ambiente, reagindo a estímulos visuais, auditivos e outros, como uma lâmpada acesa ou um barulho. Isso é algo que ele não tinha capacidade de fazer antes, mas que começa a acontecer e só tende a aumentar”, explica a profissional.

Como o sono do bebê muda?

A fase, muitas vezes chamada de “a idade da inteligência”, é marcada pelos novos aprendizados do bebê, que está começando a perceber o espaço de maneira sensorial. Ele já consegue entender que chorar faz com que os pais venham ao seu socorro.

Por isso, é importante ter atenção: o colo é importante para o desenvolvimento e para o lado afetivo do bebê, mas é necessário que ele tenha mais contato com a cama na hora de dormir, alerta Eliana.

“O que acontece é que esse bebê não aprendeu bons hábitos de sono e, ao chegar nessa fase mais espertinha, em que ele já compreende melhor o comportamento dos pais e o que lhe foi ensinado, ele vai entender que dormir no colo é mais relaxante do que dormir na cama, por exemplo”, completa a profissional.

Leia a matéria completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Maria Gladys fala sobre dificuldades financeiras e apela por trabalho

A atriz Maria Gladys, de 85 anos, emocionou os telespectadores do Domingo Espetacular ao relatar sua atual situação financeira e pessoal. Em entrevista à Record,...

Ferreirinha: Neto “joga a toalha” e diz que usará tanga com enchimento

Ferreirinha, do São Paulo, chegou ao quinto gol após Craque Neto, apresentador do Donos da Bola, afirmar que iria ao programa de tanguinha de...

Renato Gaúcho detona VAR: “Uma Ferrari para o Stevie Wonder pilotar”

Renato Gaúcho, treinador do Fluminense, não se poupou para criticar a arbitragem de vídeo, na coletiva de imprensa neste domingo (20/04). O clube carioca...