Suco de agrião, maçã e mel: veja os benefícios de tomar todos os dias

Com o verão se aproximando, as temperaturas voltam a subir e os sucos, mais uma vez, se tornam os protagonistas do cardápio. Além de hidratarem o corpo, eles são boas opções para diversificar os nutrientes da dieta, pois podem ser feitos com uma variedade de frutas e legumes.

Uma opção excelente em termos de nutrientes é o suco de agrião, maçã e mel. “A mistura potencializa os benefícios dos ingredientes. O agrião é a base da bebida, uma folhagem verde escura muito benéfica para o corpo. A maçã, por sua vez, tem propriedades anti-inflamatórias que aumentam as propriedades da bebida”, explica o nutricionista Isaac Nunes, de Brasília.

O mel, ao ser adicionado para acrescentar doce ao preparo, contribuir para aumentar o potencial antioxidante e anti-inflamatório do suco.

Os benefícios da bebida

O suco de agrião, maçã e mel funciona como um anti-inflamatório para o organismo. Além disso, as fibras da hortaliça e da fruta melhoram a digestão, contribuindo para o funcionamento de todo o corpo.

“O agrião é rico em vitaminas A, C e E. Ele possui ainda nitratos, que controlam a pressão arterial, e antioxidantes, como a luteína e a vitamina C, que reforçam o sistema imunológico. Tudo isso com uma quantidade quase insignificante de calorias e um acréscimo gigante de fibras”, ensina o nutrólogo Cristian Aguiar, do Rio de Janeiro.

O agrião também possui em sua composição bastante magnésio, o que aumenta a produção do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico) no cérebro. O GABA participa da regulação do sistema nervoso e colabora para um sono de qualidade.

Salada de ervilhas, espinafres, agriões, rabanetes, cebolinhos, maçã e sésamo preto. Molho de limão e óleo de gergelim. Bulgária, Plovdiv Salada de agrião, maçã, mel
Bebida que mistura agrião, maçã e mel ajuda a reforçar a imunidade e combate o envelhecimento precoce

Já a maçã contém em sua composição pectinas, fibras solúveis que têm ação semelhante a probióticos, melhorando a variedade da microbiota intestinal.

“Além disso, por ser rica em quercetina, a maçã ajuda a diminuir o estresse oxidativo. Essa substância, inclusive, já foi associada a um menor risco de desenvolvimento de demências”, explica Nunes.

O mel, por sua vez, também é um alimento anti-inflamatório e colabora para a saúde cardíaca.

Receita de suco de agrião, maçã e mel

Ingredientes

Um copo cheio de agrião (incluindo os talos);
Uma maçã inteira;
Uma colher de sopa de mel;
Um copo de água.

Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Adaptações: Não coe a bebida para aproveitar o máximo de suas fibras. A inclusão de meio limão espremido à mistura pode ampliar os benefícios da bebida para o aumento da imunidade.

Contraindicações

O suco de agrião e maçã pode ser consumido diariamente, mas os especialistas recomendam que a dieta seja variada sempre que possível. Uma variedade de frutas e hortaliças funciona em sucos verdes: o agrião pode ser substituído por couve e a maçã por outras frutas, como limão e abacaxi.

O consumo excessivo de agrião deve ser evitado por pessoas com tendência à formação de coágulos, pois suas características nutricionais podem facilitar a formação de trombos. Gestantes devem evitar a ingestão excessiva pelo mesmo motivo.

Pessoas com diabetes não devem tomar mel frequentemente, bem como as que têm alergia a pólen e abelhas. Crianças menores de um ano não devem consumir mel, pois o organismo delas é mais sensível a contaminações.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Jeito Moleque apresentam primeira parte do DVD 5 POR 5

O grupo Jeito Moleque acaba de lançar a primeira parte do aguardado DVD “5 POR 5”, gravado ao vivo em São Paulo, em setembro....

Diogo Melim pede Nanda Carol em casamento no Japão

Diogo Melim surpreendeu Nanda Carol com um pedido de casamento inesquecível durante uma viagem ao Japão. O casal, que compartilhou fotos desse momento especial,...

De Manaus a Buenos Aires: torcedor do Botafogo supera desafios por amor à família

A paixão pelo Botafogo levou Tony Maquiné, consultor de marketing de 42 anos, a enfrentar uma verdadeira saga para assistir à final da Libertadores...