Cólicas menstruais: abuso de analgésicos pode fazer mal à saúde

As cólicas menstruais são uma queixa comum entre pessoas que menstruam, levando muitas a recorrerem a anti-inflamatórios, analgésicos de venda livre ou medicamentos mais fortes para aliviar a dor. Contudo, o uso excessivo dessas substâncias pode trazer sérios riscos à saúde.

O ginecologista especialista em endometriose Patrick Bellelis alerta que o uso frequente e indiscriminado de analgésicos, embora ofereça alívio temporário, pode causar problemas gastrointestinais, renais e até aumentar o risco de eventos cardiovasculares.

“É fundamental que as mulheres reconheçam esses riscos e busquem alternativas para controlar a dor menstrual”, aconselha.

Além de prejudicar a saúde, o uso constante de medicamentos pode mascarar sintomas de condições mais graves, como a endometriose, dificultando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

“As mulheres que sofrem de dores intensas ou persistentes devem consultar um profissional de saúde para descartar quaisquer condições ginecológicas mais graves ou desequilíbrios hormonais”, frisa o ginecologista.

Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Carlinhos de Jesus mostra fisioterapia após descoberta de doença autoimune

Em meio ao tratamento contra uma doença autoimune rara, Carlinhos de Jesus, 72, tem usado as redes sociais para compartilhar a rotina de recuperação...

Acidente de ônibus em PE: veículo tinha mais passageiros que o informado

O ônibus que tombou e resultou na morte de 17 pessoas na noite desta sexta-feira (17), no Agreste de Pernambuco, transportava 40 pessoas, número...

Vídeo: homem é baleado durante roubo no centro de São Paulo

Um homem ficou gravemente ferido na cabeça após ser baleado durante um roubo na tarde deste sábado (18), na região central de São Paulo. O...