GP do Catar: pilotos fazem prova de resistência contra calor

Apesar de Max Verstappen, da Red Bull, ter se tornado tetracampeão da Fórmula 1 ao chegar em quinto lugar em Las Vegas, ainda há muito em jogo nesta temporada. Neste domingo (1º/12), os pilotos farão uma prova de resistência contra o calor do Grande Prêmio do Catar. A corrida principal será a partir de 13h (horário de Brasília).

O calor do circuito de Lusail é tão intenso que, no ano passado, alguns atletas passaram mal antes, durante e depois da prova, que ocorreu na madrugada local. Em condições normais, o assento do piloto de F1 pode chegar a 60º. No calor do Oriente Médio, porém, a temperatura pode ser ainda maior.

Diante de tamanho desafio, o francês Esteban Ocon, ainda na Alpine, vomitou dentro do capacete durante a corrida de 2023. Logan Sargeant, ainda na Williams, abandonou a prova com sintomas de desidratação. Fernando Alonso terminou a prova com queimaduras nas costas ao somar o calor ambiente com o do carro. Outros automobilistas relataram perda de consciência durante a prova.

Este ano, porém, o GP do Catar ocorre no fim de novembro, quando a temperatura do país começa a cair. Logo, as chances de problemas por calor são menores.

Fim do jejum

O GP do Catar ficará marcado pelo fim do jejum de Max Verstappen. O holandês foi o melhor na classificação e largará na primeira posição. Lando Norris é o segundo e Charles Leclerc larga na terceira colocação. O já campeão da temporada não conquistava uma pole desde o GP da Áustria, em junho.

O campeonato de construtores ainda está em aberto. McLaren, Ferrari e Red Bull disputam qual escuderia levará a premiação de cerca de 140 milhões dólares (R$687 milhões). Veja tabela de construtores:

1) McLaren, 623 pontos;
2) Ferrari, 593;
3) Red Bull, 556;
4) Mercedes, 434;
5) Aston Martin, 86;
6) Haas, 52;
7) Alpine, 49;
8) Racing Bulls, 46;
9) Williams, 17;
10) Sauber, 0.



Fonte: Metrópoles

Rotular toda emoção como positiva pode ser sinal de declínio cognitivo

Pesquisadores identificaram que a tendência de pessoas idosas rotularem emoções como positivas, mesmo quando os rostos exibem expressões neutras ou negativas, pode estar ligada...

Por que cavalos de corrida podem ser chave para salvar vidas humanas

*O artigo foi escrito pelo professor de fisiologia clínica Kamalan Jeevaratnam, que é diretor do curso de medicina veterinária da University of Surrey, no...

Amigo assume paternidade do filho de Raissa Barbosa: “Foi abandonada”

O influenciador Matheus Freire, ex-participante do De Férias com o Ex Caribe VIP 4, anunciou nesta terça-feira (26/8) que vai assumir a paternidade do...