Enxaqueca: conheça as causas e saiba como prevenir

A enxaqueca é uma doença neurológica de causa genética que se caracteriza por uma dor de cabeça com intensidade variada. No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas convivem com a condição, representando cerca de 15% da população. As crises de enxaqueca podem acompanhar diversos sintomas, como náuseas e vômito, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes.

A neurologista Thaís Villa, especialista no diagnóstico e tratamento da enxaqueca, explica que a manifestação da condição afeta os cinco sentidos.

  • Visão: durante uma crise de enxaqueca, é comum desenvolver sensibilidade à luz. Isso porque o cérebro passa a responder aos mínimos estímulos.
  • Audição: a sensibilidade ao som pode acompanhar os episódios de enxaqueca. A ocorrência de zumbidos nos ouvidos também é comum.
  • Olfato: certos odores assumem maior sensibilidade durante os ataques de enxaqueca, levando a pessoa a evitar cheiros que gerem gatilho para as crises.
  • Paladar: a sensibilidade do olfato pode se relacionar às anomalias do paladar que resultam nos episódios de enxaqueca.
  • Tato: também é possível sofrer de alodinia, fazendo com que o paciente sinta dor devido a estímulos que normalmente não são dolorosos.

“Por ser uma doença crônica, de causa hereditária, a enxaqueca não tem cura. Porém, a partir da integração do tratamento por especialistas de diversas áreas, é possível focar no paciente de forma individual, controlando as crises e os sintomas que a doença faz acontecer. Sem banalização da dor, por uma vida mais plena, como ela deve ser”, esclarece a neurologista.

Causas da enxaqueca

A enxaqueca é uma enfermidade hereditária e multifatorial, mas alguns fatores podem funcionar como gatilhos que desencadeiam as crises. Confira os principais abaixo.

  • Jejum prolongado;
  • Estresse;
  • Insônia;
  • Consumo de açúcar,chocolate, embutidos, café e bebidas alcoólicas;
  • Fumo;
  • Alterações hormonais.

Leia a matéria completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Trump sugeriu 17 vezes que lançará ataques por terra na Venezuela em breve

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que um ataque terrestre contra a Venezuela poderá acontecer “em breve”. Ele vem dizendo isso desde meados...

Felipe Melo reage após execução de ex-Flu com 17 tiros: “Querido amigo”

O comentarista do Sportv, Felipe Melo, fez uma postagem em suas redes sociais se solidarizando com a morte de Mario Pineida, jogador do Barcelona-EQU,...

Moraes atende PF e dá mais prazo para entrega de perícia médica de Heleno

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), atendeu a um pedido da PF (Polícia Federal) e deu mais prazo para que...