Brasileirão: o que cada time precisa para se livrar do rebaixamento

A última rodada do Brasileirão promete emoção até os minutos finais. Além da briga acirrada pelo título, Fluminense, Atlético-MG, Athletico-PR e Red Bull Bragantino entram em campo neste domingo (8/12) com a permanência na Série A em jogo. Na luta contra a degola, na parte de baixo da tabela, um único ponto pode ser fundamental para salvar, ou condenar, uma equipe ao rebaixamento.

Na Arena MRV, Atlético-MG e Athletico-PR farão confronto direto na luta contra o rebaixamento. Do outro lado, o Fluminense visita o Palmeiras, que ainda briga pelo tricampeonato inédito do Brasileirão, e o Bragantino recebe o Criciúma, já rebaixado para a Série B em 2025. Todas as partidas acontecerão simultaneamente às 16h.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Massa Bruta é quem mais deve se preocupar com o duelo da última rodada, com mais de 65% de chances de rebaixamento. Athletico-PR e Fluminense também precisam estar atentos à última rodada, mas possuem mais 80% de chances de permanecer na Série A. Já o Galo é quem chega mais tranquilo para a 38ª rodada, com apenas 3,8% de chance de cair.

Confronto direto

Depois de dois vice-campeonatos seguidos, na Copa do Brasil e na Libertadores, o Galo chega para a última rodada do Brasileirão com a permanência na Série A em jogo. Com 44 pontos, o time mineiro vai a 45 se empatar e 47 se vencer o confronto direto contra o Furacão.

Já o Athletico-PR tem 42 pontos e chega aos 43 em caso de empate na Arena MRV e aos 45 em caso de vitória. Se o confronto direto terminar empatado, o time mineiro escaparia do rebaixamento independente do resultado, enquanto o Furacão seria rebaixado em caso de vitória do Bragantino e triunfo ou empate do Fluminense.

Já em caso de vitória do Furacão, o Galo será rebaixado se Fluminense e Bragantino venceram seus respectivos jogos, ou em caso de empate entre o Tricolor e o Palmeiras no Allianz Parque. Na combinação que considera a vitória do Atlético-MG, o time do Paraná cairia de divisão independente do resultado do clube carioca e em caso de triunfo do Bragantino.

Fluminense enfrenta tabu

Desde a inauguração do Allianz Parque, em 2014, o Fluminense acumula nove derrotas e um empate em 10 duelos contra o Palmeiras em casa. Na última rodada do Brasileirão, o Tricolor joga pela vida nos domínios do adversário, enquanto o Alviverde luta pelo título de campeão.

Com 43 pontos, o Tricolor de  Laranjeiras vai a 44 em caso de empate e a 46 caso conquiste a vitória inédita no Allianz. O Flu possui apenas duas possibilidades de rebaixamento na 38ª rodada do Brasileirão.

Caso saia derrota do duelo contra o Alviverde, o Tricolor precisa torcer por uma vitória do Galo ou uma derrota do Bragantino para garantir a permanência na Série A. Todas as outras combinações de resultado garantem o time carioca na elite do futebol brasileiro no próximo ano.

Corda no pescoço

Com a situação mais complicada da tabela, apenas uma vitória salva o Bragantino do rebaixamento à Série B em 2025. Com 41 pontos, o Massa Bruta é o primeiro time na zona da degola do Brasileirão e precisa garantir os três pontos para chegar aos 44 e tentar se safar do Z4.

Em caso de empate, o time iria aos 42 pontos, insuficiente para se safar do rebaixamento. O Massa Bruta recebe o já rebaixado, Criciúma, na esperança de conseguir se safar do rebaixamento.



Fonte: Metrópoles

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...