Lewandowski à CNN: PEC da segurança é um consenso hoje

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, declarou em entrevista ao CNN 360° desta quinta-feira (12) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da segurança pública “é um consenso hoje”. Segundo o ministro, o texto está passando por uma fase de consulta com autoridades estaduais e deve ser retomado em 2025.

Lewandowski enfatizou a necessidade da PEC, afirmando que “como o crime deixou de ser local, mas passou a ser nacional e transnacional, é preciso haver uma integração de todas as forças policiais no país e também internacionalmente para combater esse fenômeno”.

Avanços e debates

O ministro relatou que já foram realizadas cinco reuniões com governadores do país, e há um consenso sobre a necessidade da PEC.

Além disso, Lewandowski mencionou recentes debates no Congresso Nacional: “Na semana passada, estive no Congresso Nacional, tanto no Senado quanto na Câmara, debatemos por quase oito horas, não há dúvida quanto ao mérito desta PEC”.

A proposta visa promover o entrelaçamento das informações sobre criminalidade no país e a coordenação das ações das forças policiais. Lewandowski ressaltou que os detalhes finais estão sendo acertados.

Cooperação internacional

O ministro também destacou os avanços na cooperação internacional, mencionando a recente eleição do delegado federal Valdecy Urquiza como secretário-geral da Interpol, com um mandato de cinco anos.

“O secretário-geral tem um papel importantíssimo do ponto de vista operacional”, afirmou Lewandowski, considerando isso um “avanço extraordinário” que coloca o Brasil na vanguarda do combate ao crime organizado.

Quanto ao cronograma para o envio da PEC ao Congresso, Lewandowski explicou que o presidente Lula determinou uma ampla consulta, incluindo governadores, lideranças do Congresso, sociedade civil e academia.

“Eu acredito que na reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional, em fevereiro, teremos agora essa época de natal, de fim de ano, temos um recesso do parlamento, mas eu acredito que isso estará maduro para remetermos ao Congresso Nacional”, concluiu o ministro.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lewandowski à CNN: PEC da segurança é um consenso hoje no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Fertilizantes de baixo carbono ganham competitividade no Brasil

A produção de fertilizantes nitrogenados de baixo carbono no Brasil começa a se aproximar da viabilidade econômica. Um estudo recente aponta que o custo...

Empresária que morreu atingida por pilastra estava na casa da mãe no Ceará

A empresária Thayze Moreira Rodrigues, de 42 anos, que morreu após ser atingida por uma pilastra em Paracuru (CE), estava na casa da mãe...

“Mesada”, citações e viagens: o que a PF apura sobre o filho de Lula

Mensagens que citam Fábio Luís Lula da Silva levaram a PF (Polícia Federal) a investigar um possível elo do filho mais velho do presidente...