Análise: Senado aprova reforma tributária com maior IVA do mundo

O Senado Federal aprovou a reforma tributária com uma alíquota que pode tornar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) brasileiro o maior do mundo.

Segundo o analista de economia da CNN, Gabriel Monteiro, a alíquota máxima foi elevada para 28,6%, superando significativamente a da Hungria, atual líder com 27%.

A reforma, que visa simplificar o sistema tributário brasileiro, inclui diversos benefícios e isenções, como itens da cesta básica e serviços de saúde e saneamento com descontos na cobrança de impostos estaduais e federais. De acordo com o analista, para compensar essas reduções e manter a neutralidade da reforma, o IVA precisou ser elevado.

Mecanismo de limitação e desafios futuros

Apesar da alíquota calculada de 28,6%, um mecanismo aprovado limita o IVA a 26,5%. Esta trava, introduzida inicialmente na Câmara dos Deputados e reforçada no Senado, obrigará o Executivo a enviar uma proposta de lei complementar para reduzir o imposto ao limite estabelecido.

Monteiro avalia que esta situação cria um desafio para o governo, que terá que decidir onde realizar cortes para manter a alíquota dentro do limite, sem comprometer a arrecadação.

Especialistas, no entanto, argumentam que a reforma pode trazer benefícios como a redução da evasão fiscal e da sonegação de impostos, potencialmente compensando eventuais perdas.

É importante ressaltar que a implementação do novo sistema tributário será gradual. Portanto, o IVA só começará a ser cobrado em 2033, dando tempo para ajustes e adaptações.

Até lá, o governo e o Congresso terão que trabalhar em conjunto para equilibrar as necessidades de arrecadação com os objetivos de simplificação e eficiência do sistema tributário brasileiro.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Senado aprova reforma tributária com maior IVA do mundo no site CNN Brasil.

Lula diz que “força militar” voltou a fazer parte da América Latina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (9), sem citar a Venezuela e os Estados Unidos, que a “força militar”...

Fórmula 1: Bortoleto bate e abandona GP de São Paulo na 1ª volta

Durou poucos segundos a participação do brasileiro Gabriel Bortoleto no GP de São Paulo de Fórmula 1. Logo na primeira volta, na tarde da tarde...

Primeira Turma do STF forma maioria para tornar Eduardo Tagliaferro réu

Com o voto do ministro Flávio Dino, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para tornar réu Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do...