Ciclone Chido deixa pelo menos 34 mortos em Moçambique

Pelo menos 34 pessoas morreram na passagem do ciclone Chido por Moçambique desde domingo (15), quando o fenômeno atingiu a região. A informação foi confirmada pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) na terça-feira (17), citando dados da agência de desastres do país do sul da África.

A pequena ilha francesa de Mayotte sofreu o impacto da tempestade, e acredita-se que centenas ou até milhares de pessoas morreram lá antes que o ciclone atingisse Moçambique, na costa leste da África Meridional.

“Até 17 de dezembro de 2024, estima-se que um total de 174.158 pessoas tenham sido afetadas, com 34 mortos e 319 feridos”, disse o OCHA em um comunicado, citando o instituto de desastres naturais de Moçambique.

Chido foi a tempestade mais forte a atingir Mayotte em mais de 90 anos, disse o serviço meteorológico francês Meteo France.

O ciclone devastou grandes partes do arquipélago no leste da África no fim de semana com ventos de mais de 200 km/h, destruindo casas nas encostas e causando cortes de telefones, energia e água potável.

Eventos climáticos extremos se tornaram mais comuns ao redor do globo, por conta das mudanças climáticas. Nações mais pobres frequentemente dizem que estão arcando com o peso da crise ambiental, apesar de historicamente emitirem muito menos CO2 do que países mais ricos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ciclone Chido deixa pelo menos 34 mortos em Moçambique no site CNN Brasil.

Quer aprender Libras? Plataforma oferece curso on-line e gratuito

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é fundamental para a inclusão social e a acessibilidade de milhões de pessoas surdas no Brasil. Para quem quer...

Dia dos Pais: veja ideias de frases para deixar a data ainda mais especial

O Dia dos Pais está chegando e pode ser uma ocasião perfeita para expressar todo o carinho e gratidão que você sente por sua...

Dia dos Pais: confira os famosos que vão comemorar a data pela primeira vez

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo (10) e para muitos, a data será ainda mais especial por se tratar da primeira comemoração...