Estudo descobre doença misteriosa que matou 143 pessoas no Congo

A doença misteriosa que matou ao menos 143 pessoas na República Democrática do Congo (RDC) nas últimas semanas foi identificada. As autoridades de saúde do país comunicaram, nesta terça-feira (17/12), que a causa das mortes é uma forma mais severa de malária.

A maioria dos casos foi registrada em novembro na província de Kwango, localizada no sudoeste do país. As pessoas afetadas sofreram com sintomas como febre, dor de cabeça, tosse, coriza e dores no corpo.

“O mistério foi finalmente resolvido. É um caso de malária grave na forma de uma doença respiratória e combinado com casos graves de desnutrição”, disse o ministro Apollinaire Yumba, em uma conferência de imprensa.

Desnutrição agravou casos no Congo

Segundo as autoridades, como vários habitantes da região passam por um quadro grave de desnutrição, o sistema imunológico não estava em condições de combater a malária, que se manifestou com sintomas respiratórios poucas vezes documentados antes.

O comunicado informou que 592 casos da doença foram relatados desde outubro, com uma taxa de mortalidade de 6,2%.

A malária mata quase 600 mil pessoas por ano no mundo e 12% desse totoal ocorre na RDC. O ministro afirmou que os remédios contra a malária fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) serão distribuídos rapidamente para a população da zona para frear a transmissão da doença.

O que é a malária?

A malária é uma doença endêmica em várias partes do mundo e tem sido uma das principais causas de mortes na África. Ela é transmitida por um mosquito do gênero Anopheles (muriçoca), mas é uma doença parasitária. Os sintomas mais comuns são:

  • Febre alta;
  • Calafrios;
  • Tremores;
  • Sudorese;
  • Dor de cabeça, que pode ocorrer de forma cíclica.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Polônia abate drones russos em seu território e fecha aeroportos

O exército da Polônia informou nesta quarta-feira (9), no horário local, que abateu drones que violaram seu espaço aéreo durante um ataque russo à...

Juiz dos EUA impede Trump de demitir diretora do Fed

Uma juiza federal impediu que o presidente dos EUA, Donald Trump, demitisse a governadora do Federal Reserve, Lisa Cook. A decisão desta terça-feira (9) representa um...

Brasil pode não ser cabeça-de-chave da Copa do Mundo? Entenda

A Seleção Brasileira terminou as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 em quinto lugar depois de perder para o Bolívia por 1...