Sebastião Melo é diplomado para novo mandato em Porto Alegre

O prefeito reeleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e os vereadores eleitos na capital gaúcha foram diplomados para seus mandatos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) nesta quinta-feira (19), no auditório do Ministério Público (MP-RS).

Em discurso, Melo falou sobre democracia e respeito às diferenças ideológicas.

“A democracia tem muitos pilares, mas um deles é conviver com as diferenças. E nas diferenças construir avanços importantes para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

“A partir de hoje, tanto eu como Betina [Worm, vice-prefeita eleita] somos os prefeitos de quem votou em nós, nos nossos adversários ou deixou de votar”, acrescentou.

Com a diplomação, Melo, Betina e os 35 vereadores eleitos estão aptos a tomar posse em 1° de janeiro. Seus mandatos vão durar até 31 de dezembro de 2028.

Legislativo

Dos 35 vereadores eleitos em outubro em Porto Alegre:

  • 16 estavam na coligação vitoriosa do prefeito reeleito desde o primeiro turno;
  • 6 em partidos que o apoiaram no segundo turno, mas que não estavam na coligação desde o primeiro turno;
  • e 13 em partidos coligados a sua adversária direta — Maria do Rosário (PT) — ou que a apoiaram no segundo turno.

O fiel da balança do poder do governo na Câmara devem ser os quatro vereadores eleitos pelo PSDB, partido do governador do Eduardo Leite.

No primeiro turno, o partido apoiou Juliana Brizola (PDT) — candidata que endossou Maria do Rosário no segundo turno.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sebastião Melo é diplomado para novo mandato em Porto Alegre no site CNN Brasil.

Roberto Azevêdo: Sentimento do empresariado sobre tarifaço é que não há caminho diplomático

O setor empresarial brasileiro demonstra crescente preocupação com o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e a aparente ausência de caminhos diplomáticos para...

Sanções a Moraes colocam Brasil em “encruzilhada”, alerta Alberto Pfeifer

A recente sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no âmbito da Lei Magnitsky,...

Menina de 12 anos luta para alimentar família na Faixa de Gaza

Yana Al-Skaifi, uma menina de 12 anos assumiu a responsabilidade de alimentar sua família em meio à crise humanitária na Faixa de Gaza. No calor...