Voos de deportação dos EUA trazem centenas de migrantes de volta à Guatemala

Cerca de cem imigrantes chegaram à Cidade da Guatemala, capital do país, na sexta-feira (27) no mais recente de cinco voos de deportação de 2024 enviados pelos Estados Unidos, disseram as autoridades.

Os deportados, em sua maioria guatemaltecos, chegaram de cidades dos EUA, como El Paso, no Texas, e foram registrados em um centro de retorno antes de serem liberados.

Mais de 70.500 guatemaltecos foram devolvidos ao país entre janeiro de 2024 e quinta-feira (26), de acordo com o subsecretário do Instituto de Migração da Guatemala, Elmer José Pinzón.

A Reuters noticiou com exclusividade na quinta-feira que a Guatemala está aberta a receber cidadãos de outros países da América Central que sejam deportados dos Estados Unidos, segundo três fontes familiarizadas com o assunto. Isso sinaliza que o governo de centro-esquerda do presidente Bernardo Arévalo deseja iniciar boas relações com Trump, que será empossado em 20 de janeiro de 2025.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Voos de deportação dos EUA trazem centenas de migrantes de volta à Guatemala no site CNN Brasil.

Idoso monitorando por tornozeleira é executado a mando do Tribunal do Crime, em Rio Branco

O detento monitorado por tornozeleira eletrônica Edilson Oliveira Carvalho de 62 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira, 28. "Vei Puma", como era mais...

PF na porta: Veja os shows contratados para Exposena com emendas PIX de Eduardo Velloso

Quatro shows nacionais foram financiados com recursos de emenda PIX, destinadas pelo deputado federal Eduardo Velloso, para abrilhantar a Exposena, em setembro de 2024,...

Polícia Federal faz buscas e apreensões na casa do deputado Eduardo Velloso e do ex-prefeito de Sena

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29), uma operação para apurar um esquema de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares...