Jimmy Carter foi um amante da democracia e defensor da paz, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter foi um amante da democracia e um defensor da paz.

Carter morreu neste domingo (29) aos 100 anos. Lula deixou seus sentimentos aos seus familiares, amigos, correligionários e compatriotas.

“Jimmy Carter foi senador, governador da Geórgia e presidente dos Estados Unidos. Foi, acima de tudo, um amante da democracia e defensor da paz”, disse Lula.

Ainda segundo o presidente, o ex-mandatário norte-americano, no fim dos anos 1970 pressionou a ditadura militar brasileira pela libertação dos presos políticos.

“Depois, como ex-presidente, continuou militando pela promoção dos direitos humanos, pela paz e pela erradicação de doenças na África e na América Latina”, prosseguiu.

Para o chefe do Executivo, Carter teve um trabalho como ex-presidente, ao longo de décadas, tão ou mais importante do que seu mandato na Casa Branca, entre 1977 e 1981.

“Criticou ações militares unilaterais de superpotências e o uso de drones assassinos. Trabalhou junto com o Brasil na mediação de conflitos na Venezuela e na ajuda ao Haiti. Criou o Centro Carter, uma referência mundial em democracia, direitos humanos e diálogo. Será lembrado para sempre como um nome que defendeu que a paz é a mais importante condição para o desenvolvimento”, finalizou o presidente.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Jimmy Carter foi um amante da democracia e defensor da paz, diz Lula no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

The Town 2025: faltando 20 dias, ainda há ingressos disponíveis?

Faltando 20 dias para a 2ª edição do The Town, os ingressos para o festival seguem disponíveis na plataforma Ticketmaster. O evento acontece entre...

Inter: veja provável escalação para encarar Flamengo pelo Brasileirão

O Internacional se prepara para enfrentar o Flamengo neste domingo (17), às 18h30, pelo Campeonato Brasileiro. O duelo no Beira-Rio, em Porto Alegre, também...

Wolverhampton homenageia Diogo Jota em mosaico na estreia da Premier League

O Wolverhampton preparou uma homenagem emocionante a Diogo Jota, ex-jogador do clube que faleceu em um acidente de trânsito em julho. Na manhã deste sábado...