Festa da virada em Copacabana terá plano de combate à violência contra a mulher

O Réveillon da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, contará com medidas de combate à violência contra a mulher e de apoio a eventuais vítimas.

Distribuídos ao longo da orla, banheiros químicos receberam adesivos com telefones úteis para atendimento de emergência, como o 190, da Polícia Militar, o 180, da Central de Atendimento à Mulher, do governo federal, e o 197, da Delegacia de Atendimento à Mulher.

A ação é para a noite da virada que contará com 13 palcos espalhados pela orla e que receberão atrações musicais para apresentações gratuitas, além da tradicional queima de fogos. A festa deve atrair 2 milhões de pessoas à Copacabana, segundo a prefeitura da cidade.

A iniciativa de fazer e colar os adesivos é do Sesc RJ, um dos patrocinadores da festa, e visa permitir que as vítimas recebam ajuda rápida, alertar e impedir esse tipo de violência. “Essa ação não serve apenas como suporte às vítimas e testemunhas desses crimes”, disse o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz. “Ela tem um caráter preventivo, na medida em que dá elementos à população e desencoraja possíveis agressores”, completou.

 

Os adesivos com os números de emergência também exibem um QR Code que pode ser lido por câmeras de smartphones e direciona o leitor à uma página na internet em que explica sobre os tipos de violência contra a mulher, seja sexual, física, moral, psicológica e patrimonial. Ele indica ainda os endereços regulares de centros de atendimento espalhados por toda a cidade do Rio de Janeiro.

Para acolher eventuais vítimas e testemunhas, também vai funcionar na Avenida Atlântica, no número 1.976, próximo à praia, um Centro de Atendimento à Mulher, da prefeitura, dentro da Escola Municipal Doutor Cícero Penna.

A violência contra a mulher é qualquer agressão por causa do gênero feminino que gere morte, dano, sofrimento físico, sexual ou psicológico e nem sempre começa com um ataque físico. Procure ajuda se estiver em uma dessa situações.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Festa da virada em Copacabana terá plano de combate à violência contra a mulher no site CNN Brasil.

Garota do Momento: Drayson Menezzes entra na trama como Alípio

Drayson Menezzes foi escalado para fazer uma participação na novela ‘Garota do Momento’ da autora Alessandra Poggi. O ator viverá Alipio, um personagem firme...

Ed Gama entrega dicas de participantes do BBB 25

Ed Gama deu dicas sobre as possíveis duplas do reality show durante uma interação com seus seguidores. O humorista levantou a hipótese de parcerias...

Braço direito de Thiaguinho implora para não envolver cantor em confusão com esposa

Após vir a público neste sábado (4/1), negando as traições expostas pela esposa, Saymon Saz pediu para que não envolvessem o cantor Thiaguinho na situação....