Prefeito eleito renuncia para ser deputado e mãe assume cargo no Ceará

O prefeito eleito de Orós (CE), Simão Pedro (PSD), renunciou ao cargo e sua mãe, Tereza Cristina (PSB), vice-prefeita na chapa, assumiu o Executivo da cidade na última quarta-feira (1º).

Simão deixou o cargo para tomar posse como deputado estadual do Ceará. Ele foi empossado no cargo pela mesa diretora da Assembleia Legislativa (Alece) na manhã da última sexta-feira (27).

Ele ocupava o posto de suplente da então deputada Gabriella Aguiar (PSD), que deixou a posição para atuar como vice-prefeita em Fortaleza, ao lago do chefe de Evandro Leitão (PT). Com a ausência, Simão assume o posto de forma definitiva até 2026.

Nas redes sociais, o parlamentar publicou um vídeo em que acompanha a posse da mãe como prefeita na quarta.

“Um novo capítulo de progresso começa em Orós! Tereza Cristina Alves Pequeno assume oficialmente como prefeita, reafirmando seu compromisso com a ética, o desenvolvimento e o bem-estar de todos os oroenses”, escreveu Simão.

Como mostrou a CNN em novembro de 2024, o ex-prefeito já havia divulgado deixaria o cargo.

“Essa chapa [com minha mãe] foi planejada para o futuro”, disse o prefeito eleito à CNN na época. “Mas surgiu a questão da chapa em Fortaleza”, pontuou, e “isso abriu um leque de possibilidade de antecipação de um mandato para mim”.

Simão e Tereza Cristina foram eleitos com 58,41% dos votos válidos (8.287 votos) na eleição do ano passado.

Ambos já comandaram a cidade anteriormente. Simão foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Cristina, por sua vez, esteve à frente do município de 1993 a 1996.

Partidos do Centrão vão comandar 63% das prefeituras do país

*Com informações de Henrique Sales Barros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Prefeito eleito renuncia para ser deputado e mãe assume cargo no Ceará no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta

Com a previsão de chuvas acima da média para o período, o governo do Acre intensificou, nesta quinta-feira, 15, o monitoramento dos níveis do...

Tá tudo torto e fora do esquadro: Bocalom pagou por obra mal feita em projeto da “1001 dignidades”

O prefeito Sebastião Bocalom busca soluções para evitar mais desgaste ao questionado projeto das casas populares batizado de 1001 dignidades. Após furar por duas...

Reag liquidada pelo BC: entenda o que vai acontecer a partir de agora

Instituição financeira teve a liquidação extrajudicial determinada pelo Banco Central nesta quinta-feira (15/1) Fonte: Metrópoles