Até R$ 50 mil: 12 franquias baratas para quem deseja empreender em 2025

Ter o próprio negócio é um desejo que possivelmente incorpora a lista de resoluções para o novo ano de muitos brasileiros. Esse desejo fez com que o mercado de franquias se mantivesse em franca expansão no país nos últimos anos.

Apenas em 2024, o faturamento acumulado do franchising foi superior a R$ 264,8 bilhões, uma alta anual de 14%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para empreendedores de primeira viagem, a abertura de uma franquia pode ser um bom negócio, já que permite o conhecimento prévio do valor necessário para começar o negócio, além de poder contar com credibilidade e apoio da rede franqueadora. Seguro e rentável, o setor promete continuar sendo um dos mais promissores em 2025.

Os números mostram que o setor permanece aquecido e investir em franquias pode ser um bom negócio.

Abaixo, conheça 12 microfranquias que exigem investimento inicial baixo, de até R$ 50 mil, para quem deseja empreender pela primeira vez em 2025 ou está pensando em investir.

1. VendaComChat

Fundada em 2022 e estreante no franchising, a VendaComChat é uma rede especializada em serviços de automação de WhatsApp para estabelecimentos em busca de maior engajamento dos clientes e, consequentemente, maior faturamento.

O foco está em comércios locais como lojas, restaurantes e salões de beleza. O modelo de operação é home-based, ou seja, a marca possibilita que os franqueados trabalhem de qualquer lugar utilizando apenas um computador, um celular e conexão com a internet.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7,5 mil (incluso taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: R$ 4,4 mil a cada 18 clientes;
  • Prazo de retorno estimado: até 3 meses.

2. Mr. Fit

A rede Mr. Fit, de fast-food saudável, nasceu em Paulínia (SP) em 2011. Com um cardápio que inclui opções como estrogonofe de biomassa de banana verde, sucos funcionais e alternativas low carb, a franquia oferece refeições e lanches variados e já possui mais de 880 unidades em 26 estados brasileiros, além de estar em processo de internacionalização em Portugal e no Paraguai.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil (incluso taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 30 mil;
  • Prazo de retorno estimado: entre 4 e 8 meses.

3. Minha Quitandinha

Fundada em 2020, é uma startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercados autônomos para complexos residenciais ou comerciais.

Com 319 unidades em funcionamento, a rede opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem intermediários nas compras a partir do uso de tecnologia e aposta no protagonismo do consumidor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil (incluso taxa de franquia e instalação);
  • Faturamento mensal médio: R$ 18 mil;
  • Prazo de retorno estimado: de 10 a 18 meses.

4. Foz Sustentável

Criada em 2015 em Recife (PE), a Foz Sustentável é uma microfranquia criada para resolver o problema do desperdício de água no Brasil.

A empresa já possibilitou a economia de mais de R$ 20 milhões em contas de água, mais de 2 bilhões de litros preservados e milhares de clientes impactados. Atualmente a rede conta com 12 franquias e mais de 700 projetos ativos.

  • Investimento inicial: R$ 45 mil (incluso enxoval e taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil;
  • Prazo de retorno estimado: 6 a 8 meses.

5. Maria Brasileira

Criada em 2012, a Maria Brasileira é a maior rede de limpeza residencial e empresarial do país. Com mais de 90 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 500 unidades.

Acompanhando a crescente do setor de Limpeza e Conservação, que segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) teve aumento de 13% no terceiro trimestre de 2024, a rede registrou faturamento de mais de R$ 170 milhões no último ano.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 47,3 mil (incluso taxa de franquia, kit de equipamentos para limpeza profissional e primeira compra de uniforme);
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil;
  • Prazo de retorno estimado: 14 meses.

6. Padrão Enfermagem

Padrão Enfermagem é uma rede de agenciamento de profissionais de saúde, conectando-os a pacientes. O objetivo é ser uma ponte entre os profissionais da área de enfermagem e famílias que precisam desses serviços em ambiente domiciliar, hospitalar e empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil (incluso taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil;
  • Prazo de retorno estimado: 18 meses.

7. 3,2,1 GO!

Fundada em 2019, a 3,2,1 GO! é uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas para a Disney e outros destinos nacionais e internacionais.

A empresa atua como consultora e cuida de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada. A rede tem 50 franqueados no Brasil e no exterior, como Orlando, Nepal e Portugal.

  • Investimento inicial: R$ 12 mil (incluso taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 a R$50 mil em média;
  • Prazo de retorno estimado: 3 a 12 meses.

8. KoalaCar

Fundada em 2015, a KoalaCar é uma microfranquia de limpeza a seco de veículos. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe água e se hidrata apenas das plantas.

Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero.

O segmento de Limpeza e Conservação foi o terceiro melhor desempenho na Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

  • Investimento inicial: R$4,9 mil (incluso taxa de franquia + kit inicial);
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil;
  • Prazo de retorno estimado: de 3 a 6 meses.

9. TZ Viagens

TZ Viagens é uma rede de agências de viagens e intercâmbio, física e online, multiserviços e multimarcas que combina produtos e serviços de uma operadora turística própria com os principais fornecedores do mercado.

São mais de 275 franqueados em 12 anos de funcionamento. A franquia pode ser gerida à distância por conta de seu sistema home-based, modelo que não exige sede física.

  • Investimento inicial: a partir de 7,5 mil reais (inclui taxa de franquia);
  • Faturamento mensal médio: R$ 42 mil (para franqueados que atuam 8 horas ou mais no negócio);
  • Prazo de retorno estimado: 1 a 4 meses.

10. Clube Turismo

Reconhecida pela ABF como a maior rede de microfranquias de turismo do Brasil, a Clube Turismo está presente em todos os estados, oferecendo três modalidades de franquia: Home Office, Home Office Prime e Loja Física. Seu crescimento é impulsionado pelo sucesso dos franqueados.

  • Investimento inicial: Home Office: R$ 7,5 mil (taxa de franquia); Home Office Prime: R$28,5 mil (taxa de franquia + capital de giro + instalação);
  • Faturamento médio mensal: Home Office: R$30 mil; Home Office Prime: R$60 mil;
  • Prazo de retorno estimado: 4 meses (modelo home office) e 12 meses (modelo home office prime).

11. Doutor Sofá

Rede especializada em limpeza de estofados em geral fundada em Joinville, Santa Catarina. Atualmente, a Doutor Sofá conta com 310 unidades em 25 estados do Brasil e operações no exterior em países como Portugal, Espanha, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Argentina e Inglaterra.

  • Investimento inicial: R$ 32 mil (incluso taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil a R$ 30 mil;
  • Prazo de retorno estimado: 6 meses.

12. Keep Charged

Rede de microfranquia de publicidade em carregadores de celulares e smartphones. A Keep Charged nasceu em 2019 para atender uma demanda do mercado, aliando tecnologia e solução para as marcas anunciantes.

Atualmente conta com mais de 145 franquias comercializadas em 23 estados brasileiros, impactando mais de 100 mil pessoas diariamente.

  • Investimento inicial: R$ 4,9 mil;
  • Faturamento médio mensal: R$ 2,5 mil por kit (valor pode variar de acordo com a expansão do negócio);
  • Prazo de retorno estimado: 2 a 4 meses.

Por que investir em microfranquias?

Segundo Lucien Newton, vice-presidente da vertical de Consultoria do Ecossistema 300 Franchising, as franquias de baixo custo permitem uma gestão mais simples e, muitas vezes, “podem ser operadas até de casa, o que torna o investimento ainda mais atrativo”.

Contudo, o empreendedor precisa criar expectativas realistas em relação ao negócio, afinal franquias com investimento reduzido também podem trazer ganhos menores.

Texto de Maria Clara Dias

Mais de 50% das empresas usam WhatsApp para vendas, diz estudo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Até R$ 50 mil: 12 franquias baratas para quem deseja empreender em 2025 no site CNN Brasil.

Lucca Almeida e Bernardo Prado participam do CaveCast

Lucca Almeida e Bernardo Prado, atores mirins de “A Caverna Encantada”, são os convidados do podcast “CaveCast” desta terça-feira, 29 de abril, apresentado por...

Luan Santana atrai 70 mil pessoas em Lisboa

Luan Santana viu 70 mil ingressos se esgotarem em tempo recorde, fechando quatro dias de shows na MEOArena, em Lisboa. Os concertos vão acontecer...

Sabrina Sato lança reality e recebe carinho de Nicolas Prattes

No início da noite desta terça-feira, 29 de abril, Sabrina Sato compareceu na festa de lançamento de seu novo reality show “Minha Mãe com...