Ataque na Nigéria deixa 40 agricultores mortos em meio a crise alimentar

Supostos militantes islâmicos mataram 40 agricultores em um ataque à comunidade Dumba, no estado de Borno, no nordeste da Nigéria, no domingo (12), disse um alto funcionário do Estado nesta segunda-feira (13).

Acredita-se que os militantes pertençam ao grupo armado Boko Haram e à sua ramificação Estado Islâmico, Província da África Ocidental (ISWAP), que têm travado uma insurgência mortífera no nordeste da Nigéria desde 2009, que deslocou milhões e matou milhares, com Borno no seu epicentro.

O ataque de domingo ocorre em meio ao agravamento da crise alimentar na região, amplificada pelas enchentes de setembro e por anos de insegurança e deslocamento causados ​​pela insurgência.

Os relatórios iniciais indicam que os agricultores se desviaram de um corredor de segurança criado pelos militares e transitaram em uma área conhecida pela atividade insurgente, repleta de minas terrestres, disse Usman Tar, comissário de informação.

As forças de segurança estavam à procura de agricultores que tivessem escapado do ataque, acrescentou Tar.

Em um comunicado, o governador de Borno, Babagana Zulum, condenou a ação e apelou aos militares para “rastrearem e lidarem de forma decisiva com os perpetradores”.

Ele disse que o ataque será investigado e pediu aos agricultores e pescadores da região que operem dentro dos corredores seguros demarcados pelos militares.

O Boko Haram e o ISWAP intensificaram os ataques em Borno desde a virada do ano, com uma emboscada fracassada a uma patrulha militar na semana passada que deixou 34 militantes mortos. Seis soldados foram mortos em combate.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ataque na Nigéria deixa 40 agricultores mortos em meio a crise alimentar no site CNN Brasil.

Trump brinca com criança sobre rastreamento do Papai Noel antes do Natal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, responderam perguntas de crianças na quarta-feira (24), véspera de Natal, sobre o...

Kirchner tem “leve complicação intestinal” após cirurgia, diz hospital

A ex-presidente da Argentina Cristina Fernández de Kirchner, que cumpre prisão domiciliar por um caso de corrupção, permanece internada no Hospital Otamendi, em Buenos...

Aposta única leva prêmio de cerca de R$ 10 bi em loteria dos Estados Unidos

Um único bilhete vendido no estado americano do Arkansas ganhou um prêmio de US$ 1,8 bilhão na Powerball, loteria dos Estados Unidos, após o...