A Associação do Orgulho dos LGBTQIAPN+ de São Paulo entrou na Justiça contra Renata Fan por homofobia. Motivo é a postagem da apresentadora sobre a troca de emissora de Denílson, que fez uma montagem com Pabllo Vittar nesta terça (14/1). Informação foi divulgada em primeira mão pela colunista Fábia Oliveira.
No Brasil, o racismo é crime grave, previsto na Lei nº 7.716/89. A pena pode variar de 1 a 5 anos de prisão, além de multa em alguns casos. Importante lembrar que, desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou a homofobia e a transfobia ao crime de racismo. Assim, atos de discriminação contra pessoas LGBTQIA+ são punidos com base na mesma legislação.
Veja as fotos
A Constituição ainda define o racismo como crime inafiançável e imprescritível, o que significa que não há possibilidade de fiança e o responsável pode ser processado a qualquer momento.
A polêmica com Pabllo
Renata Fan compartilhou um meme a respeito da saída de Denílson da Band, em que a apresentadora ironiza Pabllo Vittar, fazendo alusão a ida do seu ex-companheiro de Jogo Aberto para a Globo.
Na publicação, mostrava um comparativo antes e depois. O antes era Denílson ao lado de Renata, escrito “na Band”. O depois era uma montagem do comentarista dessa vez ao lado de Pabllo Vittar, escrito “na Globo”. Na legenda, a apresentadora do “Jogo Aberto” explicava a “zoeira”.
“Internet sua Danada!!! Recebi umas 10 vezes esta publicação hoje! E na real, chorei de rir!!! Sempre serei do time da zoeira!!!!”, escreveu Renata.
A “brincadeira” de Renata Fan foi amplamente criticada por seguidores e famosos. A própria Pabllo Vittar comentou na publicação, afirmando que a apresentadora tinha sido homofóbica. “Homofobia não é brincadeira! Muita gente morre por conta dessa zoeira”, rebateu a cantora.
O portal LeoDias buscou um posicionamento da Band. Em nota à nossa reportagem, a emissora disse que “as publicações feitas pela jornalista e apresentadora Renata Fan em seu perfil pessoal no Instagram não refletem a opinião da Band”. Procuramos também Renata Fan diretamente, mas ela não vai se manifestar.
Pedimos um posicionamento oficial de Pabllo Vittar também, mas ainda não recebemos retorno até a publicação deste texto.
Fonte: Portal LEODIAS